Novidades Literárias Junho 2013

O Retrato da Mãe de Hitler


Título:O Retrato da Mãe de Hitler
Autor: Domingos Amaral
Editora: Casa das Letras
Sinopse: «Lisboa 1945.
Jack Gil Mascarenhas Deane já não trabalha para os serviços secretos ingleses, pois a guerra acabou, mas a chegada do seu pai a Lisboa vai alterar a sua vida. O pai é um colecionador de tesouros nazis e vai obrigar Jack Gil a ajudá-lo na sua demanda pelos valiosos artefactos, que muitos nazis, como Manfred, tentam vender em Lisboa, antes de fugirem para a América do Sul.
Dividido entre o desejo de ajudar o pai e o desejo de partir de Lisboa, Jack Gil está também dividido nos seus amores, pois embora esteja apaixonado por Luisinha, uma portuguesa que adora cinema e acredita na democracia, fica perturbado pelo regresso de Alice, o seu amor antigo, uma mulher duvidosa, misteriosa mas entusiasmante, que fora a sua paixão de uns anos antes, e que desaparecera certa noite da sua vida.»

Manual de Instruções para Sobreviver aos 40… e continuar sexy, com alguma vida sexual e não parecer uma lontra - Lançamento 14-06-2013


Título:Manual de Instruções para Sobreviver aos 40… e continuar sexy, com alguma vida sexual e não parecer uma lontra
Autor: Rita Barata Silvério
Editora: Cego Surdo e Mudo
Sinopse:

Desamor


Título: Desamor
Autor: Ricardo Martins Pereira
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Numa altura em que as relações amorosas parecem cada vez mais vulneráveis, e em que as razões para as terminar são cada vez mais triviais, importa olhar para histórias verdadeiras e tentar compreendêlas. Para construir Desamor, o autor analisou centenas de relatos enviados por leitores do seu blogue, O Arrumadinho, e escolheu aqueles que, no conjunto, melhor conseguem espelhar os vários tipos de relações dos dias de hoje. Desamor revela-nos nove casos contados ao pormenor por mulheres que, a dada altura, acreditaram estar a viver um amor verdadeiro e recíproco, mas acabaram com o coração partido. Nestas páginas, há histórias de amores que começam ou acabam por influência das redes sociais, de dificuldades que nascem dos filhos, de relações à distância, de traições, equívocos fatais e paixões antigas. Estas narrativas encaixam em vivências experienciadas por muitos de nós e reflectem a fragilidade de uma grande parte das relações amorosas nos nossos dias.

Histórias para Sorrir


Título: Histórias para Sorrir
Autor: François Ruyer
Editora: Civilização Editora
Sinopse: Conheces a história da árvore da Lara, do galo que perdeu a voz, ou da zebra que tinha medo da sua sombra? Não? Então abre depressa este livro e descobre estas e outras histórias maravilhosas e divertidas que te vão encantar e fazer sorrir!

Um Lugar Dentro de Nós


Título:Um Lugar Dentro de Nós
Autor: Gonçalo Cadilhe
Editora: Clube do Autor
Sinopse:Gonçalo Cadilhe é o autor deste livro e desta nota biográfica. Sou eu, portanto. Viajar pelo mundo e escrever sobre ele é a minha profissão. Sou um trabalhador dedicado e assíduo e em vinte anos nunca faltei um dia ao emprego. Tenho mais de 40 anos e amo Portugal — de preferência de longe e explicado a estrangeiros. Acredito no comboio, na bicicleta, no barco, na conversa, no copo de vinho e em outros meios de transporte que levam longe mas não têm pressa de chegar.
Nasci e cresci na Figueira da Foz, onde ainda vivo com a minha mulher e o meu filho. Dito desta maneira, parece que nunca saí da minha cidade. Não é verdade, mas mesmo que fosse bastavam algumas das reflexões que deixo neste livro para que me sentisse plenamente feliz com as viagens que nunca fiz.

Tudo é e Não é


Título: Tudo é e Não é
Autor: Manuel Alegre
Editora: Dom Quixote
Sinopse: «Estarei acordado, estarei a sonhar? Nunca mais conseguirei saber. Shakespeare sabia: "Somos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos."»
António Valadares, escritor, vive submerso num sonho obsessivo e recorrente, de onde não há fuga possível. Numa derradeira tentativa de encontrar um sentido naquilo que não o tem, aventura-se a escrever sobre a sua vida onírica. Tem assim início uma viagem a um mundo repleto de situações ilógicas e incontroláveis, de intrigas e contradições; um mundo onde personagens reais e fictícias convivem e se fundem.
O que ele não prevê é que o seu empenho em narrar o inenarrável o aprisionará num caleidoscópio de sonhos e obsessões onde realidade e sonho, sonho e ficção já não se distinguem e o próprio espaço e tempo são subvertidos, desde a discussão com Lenine e Trotsky em plena revolução russa até às manifestações em Lisboa e à Mão Invisível que invade a vida e o sonho.

Um Rei na Manga de Hitler


Título:Um Rei na Manga de Hitler
Autor: José Goulão
Editora: Gradiva
Sinopse: Verão de 1940. A Inglaterra resistia ao fogo cerrado da aviação nazi. Portugal vivia a chamada neutralidade salazarista, através da qual a elite da ditadura tirava proveito da tragédia alheia.
Na vivenda de um banqueiro português, em Cascais, Hitler tinha debaixo de olho o seu «Pétain inglês», o ex-rei Eduardo VIII de Inglaterra, então Duque de Windsor. Este debatia-se num dilema: seguir o caminho da traição, que o faria regressar ao trono ao serviço dos nazis; ou tomar o paquete rumo às Bahamas para assumir o lugar de governador, que o irmão e sucessor, o rei Jorge VI, lhe atribuíra.
Um manuscrito saído de uma gaveta onde esteve sepultado durante meio século, num casarão da Avenida Elias Garcia, em Lisboa, revela os segredos desta intriga internacional vivida entre Lisboa, Peniche e o Tejo fronteiriço. Uma intriga cujo desfecho foi decisivo na Segunda Guerra Mundial e nas intenções do ditador Franco para atacar Portugal.
Uma narrativa inspirada em factos reais, interpretada por heroínas e heróis de carne e osso que arriscaram a vida para desatar as tramas tecidas entre os chefes nazis e regimes colaboracionistas. Uma acção passada sob o flagelo de guerra, de contrastes entre um amor de conveniência e amores genuínos, tão fortes que sobreviveram aos desencontros da vida, e à própria morte.
O retrato escondido de uma época dramática, num país vigiado e subjugado, mas em que muita gente lutou inconformada e corajosamente pela liberdade.

Uma Verdade Incómoda


Título:Uma Verdade Incómoda
Autor: John le Carré
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Uma operação de contraterrorismo, batizada com o nome de código Vida Selvagem, está a ser montada na mais preciosa colónia britânica - Gibraltar. O seu objetivo: capturar e raptar um importante comprador de armas jihadista. Os seus autores: um ambicioso ministro dos Negócios Estrangeiros e um fornecedor privado de equipamentos de defesa que é também seu amigo íntimo. A operação reveste-se de tal delicadeza que nem o chefe de gabinete do ministro, Toby Bell, tem acesso a ela.
Suspeitando de uma desastrosa conspiração, Toby procura preveni-la, mas é rapidamente colocado no estrangeiro. Três anos decorridos, chamado por Sir Christopher Probyn, um diplomata britânico aposentado, ao seu arruinado solar da Cornualha, e seguido de perto pela filha de Probyn, Emily, Toby vê-se obrigado a escolher entre a sua consciência e o dever para com o serviço.
Mas, se a única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons nada façam, como pode ele manter-se calado?

A Dieta dos 2 Dias


Título:A Dieta dos 2 Dias
Autor: Mimi Spencer
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Será possível comer o que nos apetecer durante 5 dias por semana, perder peso e ficar mais saudável? Com A Dieta dos 2 Dias sim! O médico Dr. Michael Mosley, premiadíssimo produtor da BBC, tinha um dilema: não queria acabar os seus dias como o pai, que tinha excesso de peso e era diabético. Um dia foi desafiado por um colega a participar numa experiência que estava a ganhar cada vez mais força na comunidade científica - uma dieta intermitente. Ou seja, poderia comer o que quisesse, mas teria de jejuar de vez em quando. Ele aceitou. Começou a entrevistar os cientistas que advogavam o novo método e a fazê-lo. Rapidamente se apercebeu de que não conseguia passar um dia sem comer. Mas descobriu que poderia comer bem menos durante dois dias por semana, sentir-se saciado, e perder todo o peso a mais. A experiência foi um sucesso. E o documentário que fez tornou-se um incrível fenómeno de popularidade, na televisão e no YouTube. Nascia o fenómeno. Rapidamente a imprensa de todo o mundo começou a divulgar a dieta. A pedido de milhares de pessoas, o autor decidiu escrever este livro, em parceria com a jornalista Mimi Spencer, onde explica a ciência por trás da dieta, os testes feitos, e os espantosos resultados. Do que está à espera?

Sem comentários: