Entrevista a Susana Esteves Nunes

Susana Esteves Nunes nasceu em Lisboa, tem 37 anos e é autora do livro: "A Força do Destino".
Vamos ficar a conhecer mais um bocadinho da Susana, mas não sem antes agradecer o facto de ter aceite o convite para esta entrevista, assim como o livro que tão prontamente enviou (e sobre o qual iremos falar daqui a uns dias).

HT: Como e quando é que surgiu a ideia de escrever um livro?
Susana Nunes:
Era um sonho antigo. Lembro-me de passar a maior parte da vida com essa ideia. Acho fascinante poder criar histórias e personagem, e mais tarde transferi-las para o papel… Na verdade sempre pensei que nunca ia passar de um sonho. A falta de tempo, que apregoei tantas vezes, era a desculpa mais utilizada. Mas o destino que (não é) por acaso que está muito presente no meu livro :) encarregou-se de tratar do assunto… e quando menos esperei, o tempo surgiu. Foi numa altura que fiquei com uma carga horária de trabalho bastante reduzida, devido à conjuntura atual que todos conhecemos tão bem. Nessa altura as horas disponíveis passaram a ser imensas. Ali percebi que era o meu momento… Não deixei escapar a oportunidade e dediquei-me ao meu primeiro romance.

HT: Li na sua biografia que se dedica a cem por cento à escrita. Tem horas pré-estabelecidas para escrever ou fá-lo quando tem inspiração?
Susana Nunes:
É verdade que neste momento me dedico apenas à escrita. Mas é difícil viver apenas dela :) pois em Portugal, excluindo os escritores mais mediáticos, não é possível manter essa dedicação como tanto gostaria. No entanto “A Força do Destino” tem vindo a surpreender-me pela positiva. Quem sabe um dia não me possa dedicar apenas aos meus romances literários.
Quanto à inspiração pode surgir a qualquer altura. Por essa razão não tenho horas pré-definidas para escrever. Por norma escrevo em casa, e nessa altura não gosto de ser interrompida por ninguém. É o meu momento… Sou eu e as personagens do meu livro :)  No entanto não dispenso o meu bloco de notas, pois já me aconteceu, estar fora de casa, precisar de registar uma ideia e não ter, nem um pedaço de papel, onde a poder apontar :)
 
HT: Quanto tempo demorou a escrever este romance?
Susana Nunes:
Aproximadamente um ano. Foi o meu primeiro livro e a insegurança era constante. Mas posso assegurar que foi um dos melhores anos da minha vida. Uma experiência incrivelmente boa!
HT: Deduzo que a sua vida tenha mudado depois do lançamento do livro. Quer dizer-nos quais foram as maiores mudanças?
Susana Nunes:
Eu diria que a minha vida está em constante mudança :) Mas vou registar esta como uma das melhores. Conheci pessoas fantásticas, através das diversas apresentações e sessões de autógrafos que costumo fazer. Por outro lado ”A Força do destino” acabou por me ajudar a ultrapassar momentos mais complicados da vida. O que pode parecer estranho, pois a história fui eu que a criei :) Fez-me relativizar algumas coisas menos boas e valorizar as que realmente importam.

HT: Para finalizar, e uma vez que este romance foi muito bem recebido pelo público, tem mais algum livro planeado?
Susana Nunes:
Acabei de escrever o meu segundo livro. Conto que seja editado ainda este ano, mais tardar no início do próximo. Embora seja também um romance, posso assegurar que, nada tem a ver com “A Força do Destino”.

Sem comentários: