Novidades Literárias Novembro 2013

Deliciosa Cristina


Título: Deliciosa Cristina
Autor: Cristina Ferreira
Editora: Objectiva
Sinopse: Saboreie este delicioso livro e deixe-se guiar pela Cristina Ferreira numa original viagem culinária. Para petiscar com os amigos pode experimentar uma ATREVIDA frigideira de batata com morcela. Para um jantar ELEGANTE nada melhor do que um filete de Linguado com amêndoa. E que tal umas DIVERTIDAS tiras de peru crocantes para uma refeição ligeira? Se quer surpreender num momento a dois, arrisque um SENSUAL linguini negro com camarões. Se o objectivo é agradar à família, escolha uma receita CRIATIVA como franguinho recheado com alheira. Para adoçar a boca, não há guloseima mais ROMÂNTICA do que cupcakes com doce de leite. Mas são igualmente irresistíveis todas as outras receitas GULOSAS.

Dicionário de Lugares Imaginários


Título: Dicionário de Lugares Imaginários
Autor: Alberto Mangel / Gianni Guadalupi
Editora: Tinta da China
Sinopse: Um guia indispensável para viajar na literatura 1200 lugares, mais de 1000 páginas, de atlântida a xanadu, passando pelo castelo, de kafka, e pelo país das maravilhas.

Mick Jagger


Título: Mick Jagger
Autor: Philip Norman
Editora: Edições Asa
Sinopse: Mick Jagger é a estrela do rock que melhor encarnou o ideal de sexo, drogas e rock’n’roll. Nesta que é a mais completa biografia do líder dos Rolling Stones até à data, Philip Norman refaz os passos da sua consagração e revela como ele se tornou um semideus do rock, escandaloso e milionário.
A partir de uma pesquisa minuciosa e de inúmeras entrevistas, Norman reconstitui a infância de Mick: de rapaz dos Home Counties, passando por rebelde sem causa, sensação do rock da década de 1960, Casanova, Anticristo até ídolo global. O autor acompanha com espantosa intimidade o mito do inimitável vocalista dos Rolling Stones, a evolução da banda, a criação de clássicos como «Satisfaction», «Jumpin’ Jack Flash», «Brown sugar» e «Start me up», numa extraordinária viagem cheia de escândalos e conspirações, temporadas na prisão, hordas de admiradoras e um título de cavaleiro. Têm também destaque os relacionamentos conjugais e extraconjugais com mulheres atraentes e famosas como Marianne Faithful, Bianca Jagger, Jerry Hall, Carla Bruni e Angelina Jolie.
Hoje, Sir Mick Jagger é um respeitado avô de setenta anos, mas a sua imagem e a sua voz ainda inspiram fãs e admiradores. Esta biografia fascinante restitui-lhe a sua dimensão humana, retratando um personagem complexo, vulnerável e afetivo.

Sono


Título: Sono
Autor: Haruki Murakami
Editora: Casa das Letras
Sinopse: «Há dezassete dias que não durmo.»
Assim tem início a história que Haruki Murakami imaginou e escreveu sobre uma mulher que, certo dia, deixou de conseguir dormir. Pela calada da noite, enquanto o marido e o filho dormem o sono dos justos, ela começa uma segunda vida. E, de um momento para o outro, as noites tornam-se de longe mais interessantes do que os dias... mas também, escusado será dizer, mais perigosas.

A Persistência da Memória


Título: A Persistência da Memória
Autor: Daniel Oliveira
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Camila está em conflito permanente com a sua consciência. Dotada de uma aptidão rara, a que a medicina designa por síndrome de memória superior, tem a capacidade de se recordar ao pormenor de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo aqueles que desejaria esquecer. Nesta teia de emoções, onde se misturam passado e presente, amor e perda, culpa e prazer, Camila busca a liberdade que a memória não lhe concede, sobrevivendo entre relações extremas e perversas.
Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.

A Tempestade da Guerra


Título: A Tempestade da Guerra
Autor: Andrew Roberts
Editora: Texto Editores
Sinopse: Mais de 50 milhões de pessoas perderam a vida nos 2174 dias de duração da II Guerra Mundial. Os Aliados venceram. Mas poderia o Eixo, com uma estratégia diferente, ter ganho?
O galardoado historiador Andrew Roberts parte desta nova e intrigante premissa. E coloca a questão: Os generais alemães, tão rápidos a culpar Hitler pela derrota, poderiam ter conduzido a guerra de modo diferente?
Da Frente Ocidental ao Norte de África, do Mar Báltico ao Extremo Oriente, o autor conta-nos a história da guerra - as grandes estratégias e as experiências individuais, a crueldade e o heroísmo - como nunca antes foi contada.
E revela numerosos documentos inéditos - como a carta de apoio de Werner von Blomberg que proporcionou poder total a Hitler; ou a Ordem de Paragem de Hitler que permitiu o Milagre de Dunquerque.

Jovens Brilhantes, Mentes Fascinantes


Título: Jovens Brilhantes, Mentes Fascinantes
Autor: Augusto Cury
Editora: Pergaminho
Sinopse: Sabia que nos dias de hoje um jovem de dez anos tem mais informações do que tinha um imperador romano? Que um jovem de quinze anos tem mais informações do que tinham os filósofos gregos? E que um jovem de vinte anos tem mais informações do que o génio Leonardo da Vinci tinha ao seu alcance? Não há dúvida: é muita informação para uma só cabeça! O excesso de informação e de atividade mental pode dificultar a construção do conhecimento e sujeitar o cérebro a stresse. Sinais claros de stresse: Acordar cansado; Comportamento impaciente; Dores de cabeça; Raiva perante obstáculos menores; Dificuldade de concentração; Falhas de memória. Estes sintomas, entre muitos outros, são atualmente exibidos por um número cada vez maior de jovens. Como podem eles aprender a lidar com estes elevados níveis de stresse e transformar o excesso de informação numa oportunidade de enriquecimento intelectual? Lendo este livro, ao longo do qual o conceituado autor e psicoterapeuta Augusto Cury enceta um diálogo direto com os jovens, abordando os problemas e inquietações que mais os perturbam e oferecendo as ferramentas para desenvolverem ao máximo as mentes brilhantes que possuem.

A Voz dos Deuses


Título: A Voz dos Deuses
Autor: Trudi Canavan
Editora: Editorial Planeta
Sinopse:Apesar da sua esperança de paz como protectora de Siyee, Auraya não consegue evitar ser apanhada no meio do conflito. Ela sente que tem de escolher entre aqueles que ama e os que jurou servir. Mirar desfruta a aceitação e o respeito que recuperou entre o seu povo, e Emerahl é por fim capaz de se juntar aos Pensadores para a busca do Pergaminho dos Deuses. Os Pentadrians estão determinados a vingar-se dos Circlians conquistados, urdindo um esquema para os derrubar, evitando o conflito directo. Porém, a chave poderá encontrar-se entre os Selvagens, que embarcam numa busca de segredos enterrados há muito. Segredos que podem mudar o mundo…

As Mulheres de Summerset Abbey


Título: As Mulheres de Summerset Abbey
Autor: T.J. Brown
Editora: Noites Brancas
Sinopse: Centrado na vida de três jovens que procuram encontrar o rumo para o seu futuro, As Mulheres de Summerset Abbey é um romance histórica que retrata com rigor e pormenor os hábitos de uma classe e estilo de vida. Trata-se de uma história apaixonante ambientada numa das épocas mais fascinantes da história europeia.
Sir Philip Buxton criou três jovens num lar que desafiava a tradição. A filha mais velha, Rowena, aprendeu a dar valor às pessoas, não à sua riqueza ou posição social. Mas tudo aquilo em que acreditava vai ser testado na sequência da morte do pai, quando ela, a irmã e a sua amiga Prudence são forçadas a mudar-se para a propriedade do tio, Summerset Abbey.
Fisicamente frágil, mas com uma mente viva e ágil, Victoria sonha em frequentar a universidade e tornar-se botânica, à semelhança do pai. Mas este não é o único sigilo de Victoria, que acaba por descobrir um segredo de família que, se for revelado, tem o potencial de mudar várias vidas para sempre…
Prudence cresceu feliz ao lado de Rowena e Victoria, e o laço que as une é tão forte como se fossem irmãs. Mas ela é a filha da governanta e para o lorde de Summerset isso faz com que seja apenas mais uma entre os criados da propriedade. Prudence fica dividida entre dois mundos: o dos privilegiados e o dos criados, sem saber verdadeiramente qual o seu lugar no mundo.

O Pintas e o Osso de Dinossauro


Título: O Pintas e o Osso de Dinossauro
Autor: João Cunha Silva
Editora: Alfarroba
Sinopse:E se encontrasses um osso gigante? Um osso tão, tão grande que até parecia um osso de dinossauro. O Pintas descobriu um no jardim lá de casa. O que terá feito com ele?

Dissertação Sobre Tudo e Coisa Nenhuma


Título: Dissertação Sobre Tudo e Coisa Nenhuma
Autor: ToZé Santos
Editora: Edita-me
Sinopse: Como quem respira fundo. Bem fundo.
Como uma longa inspiração em que o músico, o artista, a pessoa, se pensa, refaz os passos de todo o seu caminho e nele se (re)conhece. Se (re)encontra.
Dissertação Sobre Tudo e Coisa Nenhuma, um livro acompanhado por um CD e um DVD, é o percorrer de um caminho por três vias distintas. A música, as palavras e a imagem. Três caminhos que se complementam. Não como três facetas diferentes da mesma pessoa, mas como um abraço. Como três olhares distintos, dela própria sobre si mesma.

Um Milionário em Lisboa


Título: Um Milionário em Lisboa
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Sinopse: Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso da vida do arménio que mudou o mundo - confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.
Kaloust Sarkisian completa a arquitectura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suítes dos hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e torna-se o maior coleccionador do seu tempo.
Mas o destino interveio.
O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução:
Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.

Sem comentários: