Novidades Literárias Julho 2014

O Estranho Ano de Vanessa M.


Título: O Estranho Ano de Vanessa M.
Autor: Filipa Fonseca Silva
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros.
Fluido, divertido e fresco, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos nessa autodescoberta de 365 dias e faz-nos reflectir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão, através de episódios trágicos e cómicos que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar. Porque a busca da felicidade não tem prazo e a chave para abrir essa porta está dentro de nós.
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana.

Uma Casa no Campo


Título: Uma Casa no Campo
Autor: Elizabeth Adler
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Issy, de quinze anos, e a mãe, recentemente divorciada, lutam por encontrar o seu caminho e o seu lugar na vida, sozinhas e em conjunto. Aos trinta e oito anos, com pouco dinheiro e a braços com todas as responsabilidades, Caroline tenta reconciliar-se com a nova situação em que se encontra. Ao decidir deixar para trás a desafogada vida que levava em Singapura (bem como o seu infiel marido e a amante de longa data), acaba a viver no pub de uma aldeia inglesa, trabalhando como chef para ganhar a vida, conhecendo as pessoas mais pitorescas da zona e fazendo amigos. Porém, Issy adora o pai e secretamente culpa a mãe pela reviravolta operada na sua vida.
Ao mesmo tempo que o sonho de Caroline de converter um velho celeiro num restaurante começa a tomar forma, a sua oportunidade de ser feliz é posta em causa por rumores de vingança e homicídio. Quando Issy, a meio caminho entre a adolescência e a idade adulta, começa a fazer algumas escolhas arriscadas, a situação complica-se ainda mais.

O Dia em que sobrevivi


Título: O Dia em que sobrevivi
Autor: Maria de Vasconcelos
Editora: Ideia-Fixa
Sinopse: «Há momentos que dividem a vida num antes e num depois. Bem vistas as coisas passamos a vida nisso, nesses momentos e nos outros antes e depois. Há, no entanto, alguns cuja capacidade de cisão é superior. E há um que bate todos aos pontos. Pelo menos para mim que julguei não haver depois.»
Assim começa um relato impressionante, grande parte dele escrito numa maca de hospital.
Maria de Vasconcelos, médica psiquiatra e autora de «As canções da Maria», conta-nos um «incidente de percurso», como ela lhe chama «à falta de melhor eufemismo», que quase a vitimou no final de 2009.
Afinal, «As canções da Maria» poderiam nunca ter existido se o vírus Stachy tivesse levado a sua avante.
Descubra a médica, do outro lado do estetoscópio, num caso raro e incrível, de grande interesse no que diz respeito à saúde ambiental.

Pequeno Livro das Coisas


Título: Pequeno Livro das Coisas
Autor: João Pedro Mésseder
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade II.
As coisas não passam de coisas? Ou são coisas e alguma coisa mais? Cada coisa tem sua causa. E, por vezes, uma voz. Com queixas, alegrias, pensamentos ou histórias para contar… Este livro convida a ver cada coisa com olhos de ver, ou a escutar a sua voz com ouvidos de ouvir..

Delicioso Piquenique


Título: Delicioso Piquenique
Autor: Isabel Zibaia Rafael
Editora: Marcador
Sinopse: Delicioso Piquenique oferece aos seus leitores um conjunto de ideias fantásticas para diversificar refeições e fazer novos pratos para todas as ocasiões. Receitas simples e saborosas que todos vão adorar.
A relação de Isabel Zibaia Rafael com a cozinha faz-se de paixões. Paixão pelos ingredientes, porque gosta de cozinhar o que cada estação oferece. Paixão por experimentar especiarias, cereais, frutas e legumes menos comuns, porque gosta de testar novos sabores, de fazer combinações pouco usuais.

One Direction - Manual da Perfeita Directioner


Título: One Direction - Manual da Perfeita Directioner
Autor: Jim Maloney
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Este é um livro para Directioners, sobre a vida como Directioner.
Recheado de contribuições de fãs de todo o mundo que amam tanto os 1D como tu! Não só vais poder beneficiar das experiências das outras fãs como vais também ter espaços, aqui, para anotares as tuas próprias experiências, sonhos e aventuras com os 1D! Transforma este livro num registo pessoal que vais querer guardar para sempre.

Amor, Açúcar e Canela


Título: Amor, Açúcar e Canela
Autor: Amy Bratley
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: Juliet está nas nuvens, o seu sonho concretiza-se: vai morar com namorado Simon, construi um lar perfeito e estável com o homem que ama. O que não esperava é que os seus sonhos ruíssem logo no primeiro dia. Uma Juliet feliz transforma-se numa Juliet muito infeliz quando descobre que Simon acabou de a trair com a melhor amiga, Hanna. Devastada com a traição, refugia-se nos conselhos da avó, que lhe dá força, assim como o amigo Imogen. Juliet percebe que tem de seguir em frente com a sua vida.
Mas é difícil para Juliet, uma vez que o seu sonho de ter a casa perfeita e a família perfeita foi desfeita. O sonho que persegue a nossa protagonista de ter um lar perfeito, deve-se a ter sido abandonada pela mãe, que queria ser livre e independente, deixando-a com a avó.
Obrigada a lidar com sua nova vida em si é um grande esforço para Juliet, pois deixou de acreditar no amor e no seu sonho antigo de ter um lar perfeito com um homem que a ame. Mas neste clima de infelicidade algo vai mudar drasticamente a vida de Juliet, quando uma misteriosa carta, revela um segredo de família grande.

Em Defesa do Futuro


Título: Em Defesa do Futuro
Autor: Mário Soares
Editora: Temas e Debates
Sinopse: «Um político a sério é aquele que se preocupa com o seu país acima de tudo, aquele que é patriota e busca não o seu bem-estar pessoal, mas sim o do país a que pertence.»
«O País está num impasse, sem saída. Não há qualquer estratégia. Tudo está parado e a incerteza quanto ao futuro é enorme.»

O Último Banqueiro


Título: O Último Banqueiro
Autor: Maria João Babo, Maria João Gago
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Poucas vezes um banqueiro teve tanta influência sobre os destinos de um país como Ricardo Salgado. Ao longo de 20 anos, em todas as legislaturas, o BES foi o banco mais próximo do poder político - e o que mais benefícios colheu da máquina do Estado. Sucederam-se os partidos, mas todos os governantes serviram o líder do clã Espírito Santo ou foram por ele servidos. Mas o "O Último Banqueiro", que sobreviveu à queda da Monarquia, a uma ditadura e a uma revolução caiu como uma maçã podre - vítima dos erros próprios, e de uma economia agonizante. Ricardo Salgado demitiu-se no dia 20 de Junho de 2014. A data pouco importa, era uma morte anunciada. O BES tinha atingido o zénite da influência com o governo Sócrates, mas não resistiu à crise - e teve de ser o próprio banqueiro a empurrar o país para os braços da troika. Com ela tornou-se muito mais rigoroso o escrutínio à banca; e chegaram dois ministros sem partido, Vítor Gaspar e Álvaro Santos Pereira, pouco complacentes. As regras tinham mudado. E as antigas guerras de Salgado começaram a causar danos. Álvaro Sobrinho, o seu delfim, abriu uma frente de batalha mediática, expondo as fragilidades do grupo em Angola; a luta pelo controlo da Semapa, criou em Pedro Queiroz Pereira um inimigo terrível, e a vingança deste foi pôr a nu as fragilidades do banco. O BES, que esteve envolvido na maioria das PPP e privatizações (da Petrogal/Galp à ANA), que tinha participações estratégicas na PT e na EDP, que teve papel de relevo nas maiores OPAs e aquisições jamais feitas em Portugal, conhecia o outro reverso da medalha.

Quatro Amigos


Título: Quatro Amigos
Autor: David Trueba
Editora: Alfaguara Portugal
Sinopse: Quatro amigos, decididos a queimar os últimos cartuchos de uma juventude que terminou, deixam para trás os seus trabalhos, famílias e problemas e improvisam uma viagem de férias por Espanha, sem destino. Quatro Amigos é o relato agridoce do final de uma era, de uma idade. David Trueba recupera, neste segundo romance, os temas e o tom que o caracterizam: as frustrações de uma geração e as amarguras do crescimento num tom contrastante entre a comédia e o romantismo, a ternura e o rancor. Um talento narrativo sem rival na nova literatura espanhola.

Invisível


Título: Invisível
Autor: David Ellis, James Patterson
Editora: TopSeller
Sinopse: Sem deixar rasto. Sem qualquer motivo. Um serial killer imparável. Uma revelação desconcertante.
Emma está obcecada com a investigação de uma série de incêndios que provocou a morte de pessoas e que à primeira vista parecem não ter qualquer ligação entre si. Todos dizem que foram acidentais, mas Emma insiste que foram provocados por um único serial killer.
Mas há algo mais, e muito pessoal, que move Emma: uma das vítimas era sua irmã. Irmã gémea.
Nem mesmo o seu ex-namorado, um antigo agente do FBI, consegue acreditar que dezenas de incêndios, raptos, mutilações e assassínios estejam todos relacionados. Mas Emma vai encontrar uma peça-chave que os ligará a todos.
Novos crimes surgem a cada dia e todos parecem inexplicáveis. Sem motivos, sem armas do crime e sem suspeitos. E Emma não vai descansar enquanto não encontrar o assassino. Ou irá o assassino encontrá-la a ela primeiro? Pode realmente uma única pessoa ser responsável por estes crimes impensáveis?

Vestido Para a Morte


Título: Vestido Para a Morte
Autor: Donna Leon
Editora: Editorial Planeta
Sinopse: As aparências não só enganam, também podem matar... A esperança do Commissario Guido Brunetti de escapar do calor sufocante de Veneza em Agosto e de desfrutar de umas férias em família nas montanhas é gorada quando uma descoberta macabra é feita num campo em Marghera. Um corpo está tão espancado, que o rosto é irreconhecível. A vítima parece ser uma prostituta transsexual. O comissário começa as buscas em Veneza de alguém que possa identificar o cadáver, mas depara-se com um muro de silêncio. Então recebe um telefonema prometendo informações, a condição é que se encontre com o interlocutor numa ponte na cidade, a meio da noite. Apesar do perigo, Brunetti continua determinado a descobrir a verdade e quando a desvenda depara-se com uma realidade assustadora.

Do Holocausto à Salvação


Título: Do Holocausto à Salvação
Autor: Bernard Wasserstein
Editora: Vogais
Sinopse: A história da mulher que, a partir de Lisboa, ajudou milhares de judeus a fugir à morte certa. Em maio de 1941, Gertrude van Tijn chegou a Lisboa vinda de uma Amesterdão ocupada pelos nazis. Vinha com a missão de negociar o refúgio de milhares de judeus, alemães e holandeses, com a permissão das autoridades nazis. Mas seria esta mulher de meia-idade, carregando tamanha responsabilidade, capaz de desempenhar eficazmente a sua missão, estando conotada com os ocupantes? Teria sido ela um mero peão manobrado pelos nazis, ou a sagaz heroína que pactuou com o inimigo para melhor poder defender o seu povo?Bernard Wasserstein, um dos maiores especialistas mundiais em História do Século XX, relata a odisseia desta judia alemã com nacionalidade holandesa que contribuiu, apesar da ambiguidade das suas virtudes, para o salvamento de milhares de pessoas. Através dela, o autor conduz o leitor até aos sombrios tempos de guerra na Europa, expondo os dolorosos dilemas com que os judeus se confrontaram sob a ocupação nazi. O resultado é um fascinante documento, em que Portugal e a cidade de Lisboa desempenham um papel decisivo.

Sem comentários: