Maria de Vasconcelos

Maria de Vasconcelos nasceu em Lisboa a 14 de Dezembro de 1970. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCML) em Julho de 1994. Foi animadora do Programa da Manhã da Rádio Comercial e depois da BestRock FM, com o Pedro Ribeiro e o Nuno Markl de 2001 a 2004. Com eles escreveu o livro Vai uma rapidinha?.
Esteve "em cena" no Teatro Villaret em Lisboa, com o "Homem que mordeu o cão" ao vivo, de Janeiro a Abril/2003, que deu origem a um programa de televisão transmitido na TVI durante o ano de 2004, onde uma das rubricas se chamava "A canção da Maria". e o melhor ansiolítico em tempos conturbados.
Manteve, e mantém, sempre a sua prática clínica como médica psiquiatra, diz que, desde que descobriu a guitarra, já lá vão 35 anos, a elegeu a melhor companhia de tempos felizes.
A entrada na escola das suas filhas levou a que criasse canções com a matéria escolar para que elas estudassem a cantar e foi assim que surgiu o livro/CD As canções da Maria, desenhado por Nuno Markl e editado pela Valentim de Carvalho, lançado em Março de 2012, para estudar a brincar tornando a aprendizagem mais fácil porque tudo é mais fácil a cantar.
Tanto o livro/CD como o DVD são utilizados como ferramenta escolar por muitos professores e educadores e já são galardão de platina e dupla platina. O livro/CD As canções da Maria II foi editado a 30 de Setembro de 2013, e conta com a tabuada, os números pares e ímpares, os problemas, os Aparelhos Respiratório e Digestivo, a sílaba forte, a classificação quanto à sílaba tónica e a ortografia.