Entrevista a Susana Freitas

Esta semana a minha convidada foi Susana Freitas, que acabou de publicar o livro "A Menina e a Sábia".
Muito obrigada à Susana por ter aceite o meu convite para a entrevista.

HT: É inevitável começar com esta pergunta: Como é que surgiu a ideia de publicar um livro?
Susana Freitas: Eu queria oferecer um presente original para a minha filha que ia fazer oito anos. Não queria dar algo que fosse momentâneo, mas que pudesse ficar para além de mim. Como tinha muito para lhe dizer mas não queria fazê-lo de forma clara, idealizei um conto que, através da história, lhe fosse transmitindo valores e uma mensagem positiva sobre a vida, as amizades e o planeta. Como descobri a pintura recentemente (faz em outubro 3 anos), quis ilustrá-lo com paisagens reais e pintadas por mim.

HT: Qual o porquê da escolha do público-alvo infantil?
Susana Freitas: Na realidade o livro não é bem infantil. Para crianças pequenas terá que ser lido com um adulto. Apesar de o planear para o oitavo aniversário da minha filha, como já referi, fiz questão de não usar linguagem muito simplificada. Eu li com ela o livro e expliquei-lho. Imagino outros pais a fazerem o mesmo com os seus filhos mais pequenos. No entanto, julgo ser um conto transversal que irá ser interessante para todas as idades. 

HT: O que mudou na sua vida depois da edição do livro?
Susana Freitas: Na realidade, ainda nada mudou. O livro foi lançado recentemente. O que contribuiu para a minha mudança foi mesmo a realização do projeto. Demorou alguns meses a ser pensado, realizado, as pinturas foram feitas a óleo e esse percurso sim, foi muito enriquecedor. Este é o resultado de uma longa mudança que tem ocorrido comigo nos últimos anos.

HT: Esta pergunta já se tornou um cliché nas entrevistas, mas não posso deixar de a fazer: Tem planos para publicar mais livros?
Susana Freitas: Eu gostaria muito que este fosse o início de uma linda aventura pelos livros e a continuação do percurso pela pintura que iniciei recentemente. Já tenho alguns projetos pensados, mas quero fazer tudo com calma e ir saboreando cada um deles.

Sem comentários: