Novidades Literárias Setembro 2014

OUTLANDER - A Viajante


Título: OUTLANDER - A Viajante
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Casa das Letras
Sinopse: «Estava morto. No entanto, o seu nariz palpitava dolorosamente, coisa que lhe era estranha, dadas as circunstâncias.»
Assim começa o terceiro livro da série OUTLANDER, em que ficamos a saber que, afinal, Jamie Fraser não morreu no campo de batalha de Culloden. De volta ao século XX, Claire fica em choque com a notícia de que Jamie está vivo, mas, muito mais que isso, fica radiante. Ouvimos a história de Jamie, como ele mudou, tentando alcançar uma vida a partir dos pedaços da sua alma e do país que deixou para trás, e o breve relato de Claire sobre os 20 anos que passaram desde que o deixou em Culloden, enquanto Roger MacKenzie e Brianna, filhos de Claire e Jamie, se aproximam das pistas do passado, numa busca incessante por Jamie Fraser. Será que o podem encontrar? E se o conseguirem, Claire voltará para ele? E se ela o fizer… o que se sucederá?
Dos fantasmas de Samhain nas terras altas da Escócia para as ruas e bordéis de Edimburgo, do mar turbulento e das aventuras nas Índias Ocidentais, percorremos páginas de história repletas de revolta, assassínio, vodo, fetiches, sequestros, e um sem-número de inúmeras aventuras. Por detrás de todas elas, porém, jaz a questão de Jamie:  «Quereis vós levar-me, Sassenach? E arriscar o homem que sou em prol do homem que era?»

Duas Irmãs, Um Duque


Título: Duas Irmãs, Um Duque
Autor: Eloisa James
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Ele é um duque em busca da noiva perfeita.
Ela é uma senhora… mas está longe de ser perfeita.
Tarquin, o poderoso duque de Sconce, sabe perfeitamente que a decorosa e elegantemente esguia Georgiana Lytton dará uma duquesa adequada. Então, porque não consegue parar de pensar na sua irmã gémea, a curvilínea, obstinada e nada convencional Olivia? Não só Olivia está prometida em casamento a outro homem, como o flirt impróprio, embora inebriante, entre ambos torna a inadequação dela ainda mais clara.
Decidido a encontrar a noiva perfeita, ele afasta metodicamente Olivia dos seus pensamentos, permitindo que a lógica e o dever triunfem sobre a paixão... Até que, na sua hora mais sombria, Quin começa a questionar-se se a perfeição tem alguma coisa a ver com amor. Para ganhar a mão de Olivia ele teria de desistir de todas as suas crenças e entregar o coração, corpo e alma...
A menos que já seja demasiado tarde.

Um amor perdido


Título: Um amor perdido
Autor: Anna McPartlin
Editora: Quinta Essência
Sinopse: A 21 de junho de 2007 Alexandra Kavanagh saiu de casa, falou com a vizinha, meteu-se no comboio, chegou à estação de Dalkey e desapareceu...
Tom está destroçado. Não encontra a mulher, o seu mundo desmoronou e o seu único objetivo é localizá-la.
Durante dezassete anos, Jane cuidou do filho Kurt, da excêntrica irmã Elle, e da rabugenta mãe Rose. A única pessoa de que não cuida é dela própria.
Elle é artista e considerada um génio. Como tal, o seu comportamento um tanto errático é tolerado. Embora a sua vida pareça perfeita, a tristeza de Elle é por vezes profunda.
Leslie perdeu toda a família para o cancro. Passou vinte anos à espera de morrer, mas após uma operação radical está determinada a viver de novo.
Quatro meses depois do desaparecimento de Alexandra. Tom entra num elevador com Jane, Elle e Leslie para um concerto de Jack Lukeman. Uma hora mais tarde, os quatro desconhecidos saem de lá com as suas vidas entrelaçadas para sempre. Um Amor Perdido aborda o alcoolismo, a depressão, a negação e a dor e ainda assim irá dar por si a sorrir e até a rir.

O Bom, O Mau e o Peludo


Título: O Bom, O Mau e o Peludo
Autor: Tom Cox
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Venha conhecer O URSO – o gato que transporta o peso do mundo sobre os seus ombros peludos e cujos olhos sábios e semelhantes aos de um mocho parecem perguntar: Por favor, podes dizer-me porque é que sou um gato? Tal como muitos intelectuais, O Urso teria preferido uma vida calma de solidão com imenso tempo para contemplar desoladamente o mundo e refletir sobre os males da sociedade.
Lamentavelmente está condenado a passar os seus dias rodeado de felinos com QI significativamente inferiores ao seu…
RALPH: um tigrado belo e vaidoso, que morre de medo do estendal da roupa.
SHIPLEY: um rufia malcriado e campeão da caça aos ratos, que fica insensível quando virado de cabeça para baixo.
ROSCOE: uma gatinha ferozmente independente, atormentada pela sua sósia no espelho.
E, depois, há o Tom, que escreve com a graça e encanto muito próprios sobre as inesperadas aventuras inerentes a uma vida à inteira disposição de quatro gatos… ou três gatos e um poeta sensível que, por acaso, tem trinta centímetros de altura e está coberto de pelo.

A Árvore que Paria Meninos


Título: A Árvore que Paria Meninos
Autor: Marco Taylor
Editora: Alfarroba
Sinopse:

O Filho


Título: O Filho
Autor: Philipp Meyer
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Um épico do Oeste americano e uma saga que atravessa várias gerações de uma família e mais de um século de história. Uma história de poder, sangue, terra e petróleo que acompanha a ascensão de uma inesquecível família texana, desde os ataques dos Comanches em inícios do século XIX até à explosão do petróleo no século XX.
Apaixonante, abrangente e evocativo, O Filho é uma obra-prima inesquecível na grande tradição do cânone americano.

O Pintassilgo


Título: O Pintassilgo
Autor: Donna Tartt
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Theo Decker, um adolescente de 13 anos, vive em Nova Iorque com a mãe com quem partilha uma relação muito próxima e que é a figura parental única, após a separação dos pais pouco antes do trágico acontecimento que dá início a este romance. Theo sobrevive inexplicavelmente ao acidente em que a mãe morre, no dia em que visitavam o Metropolitan Museum. Abandonado pelo pai, Theo é levado para casa da família de um amigo rico. Mas Theo tem dificuldade em se adaptar à sua nova vida em Park Avenue, e sente a falta da mãe como uma dor intolerável. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime.

Cozinhar com Nutella


Título: Cozinhar com Nutella
Autor: Paola Balducchi
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Barrada no pão ou degustada à colher, a nutella® é o produto alimentar que, mais do que qualquer outro, soube aliar gosto, prazer e energia. É para muitos o pecado da gula por excelência. Criada em 1964, a nutella® é hoje um verdadeiro mito, um fenómeno da sociedade, um produto de culto. O seu êxito depende apenas da qualidade, do gosto e da gula: com efeito, a nutella® representa para cada um dos seus consumidores um estilo de vida, um mundo especial no qual todos se sentem unidos pela mesma alegria de viver, independentemente da idade, da condição social e da origem geográfica. Este livro, que foca igualmente a história do produto, sugere ideias apetitosas que fazem da nutella® o ingrediente principal para realizar receitas insólitas e deliciosas. O suflé, o tronco de Natal, os croissants, as musses, os gelados, o fondue de frutos são apenas algumas das numerosas sugestões que lhe irão permitir saborear a nutella® de uma forma nova e original.

Não Digas Nada


Título: Não Digas Nada
Autor: Mary Kubica
Editora: TopSeller
Sinopse: Um thriller psicológico intenso e de leitura compulsiva, Não Digas Nada revela como, mesmo numa família perfeita, nada é o que parece.
Tenho andado a segui-la nos últimos dias. Sei onde faz as compras de supermercado, a que lavandaria vai, onde trabalha. Nunca falei com ela. Não lhe reconheceria o tom de voz. Não sei a cor dos olhos dela ou como eles ficam quando está assustada. Mas vou saber.
Filha de um juiz de sucesso e de uma figura do jet set reprimida, Mia Dennett sempre lutou contra a vida privilegiada dos pais, e tem um trabalho simples como professora de artes visuais numa escola secundária.
Certa noite, Mia decide, inadvertidamente, sair com um estranho que acabou de conhecer num bar. À primeira vista, Colin Thatcher parece ser um homem modesto e inofensivo. Mas acompanhá-lo acabará por se tornar o pior erro da vida de Mia.

A Família Sogliano


Título: A Família Sogliano
Autor: Sveva Casati Modignani
Editora: Porto Editora
Sinopse: É um fim de dia de maio quando na residência setecentista da família Sogliano, toca o telefone. A família está reunida para o jantar: Orsola, mulher de Edoardo, os cinco filhos do casal, a sogra, Margherita, e as suas duas filhas. Estão todos à espera de Edoardo. É Orsola quem atende, e toma conhecimento, através da voz formal de um polícia, da morte do marido num acidente de automóvel. O golpe é tremendo: trinta anos de amor despedaçados num instante. Mas Orsola não pode saber que aquela mágoa avassaladora se vai transformar em breve numa dor ainda mais profunda, no momento em que descobre uma série de fotografias recentes do marido na companhia de um bonito rapazinho de olhos amendoados, que assina: «O teu filho Steve».
A partir deste início fulgurante, Sveva conta-nos a história daquela família ligada à indústria do coral nos últimos dois séculos. A história de Orsola - uma mulher livre e independente de Milão; de Edoardo - o herdeiro da mais importante família do coral de Torre del Greco, mas também a história de Margherita - uma mulher do sul, orgulhosa e de coração generoso.
Uma vez mais, Sveva Casati Modignani envolve o leitor numa história apaixonante de uma grande família, entre amores, luzes e sombras, alegrias e sofrimentos, sucessos e falhanços, tendo como pano de fundo um ambiente tão insólito quanto fascinante e pouco conhecido: o mundo do coral, essa matéria-prima que nos encanta há milhares de anos.

Os Descendentes de Merlin - A Dama do Lago


Título: Os Descendentes de Merlin - A Dama do Lago
Autor: Rita Vilela
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Os Descendentes de Merlin acompanham a história de Guinevere, uma mulher de coragem e de palavra que se casou com Artur e se tornou rainha de Camelot.

A menina e a Sábia


Título: A menina e a Sábia
Autor: Susana Freitas
Editora: Edições Vieira da Silva
Sinopse: Margarida não percebia o que levava os seus amigos a gostarem ou não gostarem dela... a Sábia, através de uma viagem por algumas paisagens exóticas do mundo, ajuda-a a descobrir a beleza da variedade dos sentimentos... e das pessoas!

Sem comentários: