Novidades Literárias Novembro 2014

Ideias com Amor e Lima


Título: Ideias com Amor e Lima
Autor: Maria de Melo Santos
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Ideias com Amor e Lima desperta o lado mais curioso de cada um de nós e ensina como tornar pequenas ideias em magníficos projetos, através materiais e técnicas simples. Projetos para nós, para os que nos rodeiam, para a casa, como forma de distribuir carinho e viver mais intensamente o dia a dia.
Aprenda a fazer presentes diferentes e especiais, a decorar a sua casa reutilizando materiais ou objetos antigos, a criar os seus próprios eventos sem ter de recorrer a mais ninguém. E delicie-se ainda com receitas inspiradoras e decorações florais de sonho.
Um livro apaixonado que a vai deixar viciada e adepta de trabalhos manuais.

A Fórmula da Saudade


Título: A Fórmula da Saudade
Autor: Daniel Oliveira
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: A conhecida apresentadora de televisão Camila Vaz vê-se obrigada a fugir de Portugal para atenuar o escândalo provocado pelo lançamento do livro A Persistência da Memória. Quando finalmente decide reaparecer em público, recebe um jornalista num hotel do Rio de Janeiro no último dia do ano - e rapidamente o encontro se torna um espaço de confissão e sedução, despertando sentimentos e memórias de ambos há muito perdidos no tempo.
A conversa entre os dois trará à superfície a paixão e o ciúme, a inocência e a perversão, a fé e o sexo, levando a que o entrevistador recorde a bela história de amor que lhe corre no sangue - a dos seus avós, Zulmira e Joaquim, que se conhecem na Lisboa dos anos 1950, até que o jovem oficial é enviado para as colónias portuguesas na Índia, onde a tensão social fará com que a sua missão termine em tragédia. O que sucede depois de acontecer o pior? Será possível condensar a saudade numa fórmula universal que descodifique o amor, a morte, a vida? E como é que uma conversa entre um homem e uma mulher se pode tornar uma viagem ao íntimo da alma humana?

Papa-quilómetros Europa


Título: Papa-quilómetros Europa
Autor: Ljubomir Stanisic
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Amor e uma caravana. Viagens pela gastronomia.

1 livro, 30 capítulos
1 viagem
1 família
2 adultos, 1 criança e 1 bebé
1 autocaravana que virou gente
12 países visitados
14.732 quilómetros percorridos por estrada
6 meses em viagem
200 dias fora de casa
7234 fotografias
310 vídeos
8 chefes de cozinha internacionais convidados
Para fazer um livro com 30 receitas, uma obra onde se aprende a cozinhar com o que temos (e não temos), nas piores e nas melhores condições, nos bons e nos maus momentos, com ingredientes autóctones e enlatados, com produto nobre e «pobre».
- 15 receitas de carne; 6 receitas vegetarianas e 6 de marisco; 3 de peixe, 1 de caça e 1 sobremesa; 1 punhado de bons amigos, feitos dentro e fora da cozinha.
Para ler, chorar, rir, chorar a rir, beber, comer, amar, odiar, copiar, invejar... Para «viajar». A partir de casa para qualquer parte do mundo.

Eterno Agora


Título: Eterno Agora
Autor: António Rego
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Eterno Agora - Conversas com o Deus de Sempre vai ajudá-lo a rezar e a descobrir Deus no seu quotidiano. Orações que são poemas e que interpelam cada leitor de uma forma única.
«A sugestão destes textos provém do ritmo litúrgico, no ciclo anual que nos retoma, sempre mais à frente, sempre mais a fundo.
Não é repetição, mas insistência daquele Deus que "está à porta e bate", sem se cansar de bater, até que lha abramos, franca e escancarada.
Mas isso mesmo acontece ao correr da vida, como reencontro de amigos, que se retoma e adensa. Pode o leitor reparar nestes textos que o Natal ou a Páscoa são sempre iguais no que dizem, da parte de Deus, e sempre novos no que nos dizem, no agora em que irrepetivelmente estamos.»
D. Manuel Clemente

O Livro do Chocolate


Título: O Livro do Chocolate
Autor: Joanne Harris
Editora: Edições Asa
Sinopse: Quando Joanne Harris escreveu o romance Chocolate, lançou sobre todos os amantes de chocolate do mundo um encantamento único. A "sua" excêntrica Vianne Rocher abriu uma tentadora chocolaterie e todos nós partilhámos do aconchego do seu lar e nos deliciámos com os seus devaneios gastronómicos. Muitos anos passaram, mas essa sensação de conforto e união mantém-se até hoje. Para celebrar um romance tão querido (e pecaminoso), Joanne Harris juntou-se à chef Fran Warde e, juntas, criaram o supremo livro de receitas de chocolate. E porque uma iguaria é (muito) mais do que a soma dos seus ingredientes, estas cinquenta receitas são como segredos ancestrais repletos de doçura e magia.

Aqui Xutos & Pontapés


Título: Aqui Xutos & Pontapés
Autor: Rolando Rebelo
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Imagens de bastidores nunca antes publicadas;
Centenas de fotografias dos arquivos da banda;
A história e as histórias contadas pelos próprios músicos;
Ano após ano, uma cronologia completa dos Xutos & Pontapés;
Depoimentos e declarações de dezenas de figuras públicas.

Will e Will


Título: Will e Will
Autor: John Green, David Levithan
Editora: Edições Asa
Sinopse: Evanston não fica muito longe de Naperville nos subúrbios de Chicago, mas os jovens Will Grayson e Will Grayson bem que podiam viver em planetas diferentes. Quando o destino os leva à mesma encruzilhada, os Will Graysons veem as suas vidas a sobreporem-se e a seguirem novas e inesperadas direções. Com um empurrão de amigos novos e velhos - incluindo o enorme e enormemente fabuloso Tiny Cooper, jogador ofensivo na equipa de futebol americano da escola e autor de musicais - Will e Will embarcam nas suas respetivas aventuras românticas e na produção épica do musical mais extraordinário da história.

Poemas Completos


Título: Poemas Completos
Autor: Herberto Helder
Editora: Porto Editora
Sinopse: «Poemas Completos» é o novo título para o livro que passa a reunir a poesia de Herberto Helder. Esta obra segue a fixação empregue na edição anterior, «Ofício Cantante», e inclui já os esgotados «Servidões» - considerado por grande parte da crítica especializada como o livro do ano em 2013 - e «A Morte sem Mestre».

As Avenidas Periféricas


Título: As Avenidas Periféricas
Autor: Patrick Modiano
Editora: Porto Editora
Sinopse: Numa pequena aldeia ao lado da floresta de Fontainebleu, em plena Ocupação alemã, juntam-se ao fim de semana alguns personagens inquietantes. Entre eles, o pai do narrador.
Quem é esse pai? Um traficante? Um judeu acossado?
Que faz ele no meio de tal gente?
Até ao fim, o narrador perseguirá, com ternura, esse pai fantasmático.

O Assalto


Título: O Assalto
Autor: Daniel Silva
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O lendário restaurador de arte e espião ocasional Gabriel Allon está em Veneza a restaurar um retábulo de Veronese quando recebe uma chamada urgente da polícia italiana. Julian Isherwood, o excêntrico negociante de arte londrino, deparou com o cenário de um homicídio brutal e agora é suspeito do crime. Para salvar o amigo, Gabriel tem não só de descobrir os verdadeiros assassinos, como também encontrar a mais famosa das obras de arte desaparecidas: a Natividade com São Francisco e São Lourenço, de Caravaggio.
A sua missão levará Allon de Paris e Londres aos submundos do crime em Marselha e na Córsega e, finalmente, a um pequeno banco privado na Áustria, onde um homem perigoso guarda a fortuna suja de um cruel ditador. Ao seu lado, o espião tem uma jovem corajosa que sobreviveu a um dos piores massacres do século XX e que tem agora a possibilidade de se vingar da dinastia que lhe destruiu a família.
Um livro elegante, sofisticado e de leitura compulsiva que deixará os fãs de Gabriel Allon cativados desde as primeiras páginas.

O Meu Irmão


Título: O Meu Irmão
Autor: Afonso Reis Cabral
Editora: Leya
Sinopse: Vencedor do Prémio LeYa 2014 A relação entre dois irmãos, um deles deficiente mental, que têm de aprender a viver juntos Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão – um professor universitário divorciado e misantropo – surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados – e o maior de todos chama-se Luciana. Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento. "O Meu Irmão", vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objectivo e muitas vezes até impiedoso.

Última Palavra: Mãe


Título: Última Palavra: Mãe
Autor: José Jorge Letria
Editora: Guerra & Paz
Sinopse: Este é o livro que cada um de nós queria ter escrito à sua própria Mãe. Um livro confessional, um livro de amor, o amor que, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, podemos negar a outros, mas não negamos a essa figura, à Mãe que, generosa, nos deu o sopro da vida.José Jorge Letria escreveu uma obra intensa sobre a sua Mãe, com episódios reais fortemente emotivos. Este é um livro comovente, tão verdadeiro como os momentos únicos, de choro ou de riso que, entre mãe e filho, tecem o laço mais forte das nossas vidas.

Sem comentários: