Novidades Literárias Março 2015

O Rei


Título: O Rei
Autor: J. R. Ward
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Durante séculos, Wrath esteve de costas voltadas para as obrigações do trono. Mas agora, com a ajuda da sua amada companheira, resolve finalmente assumir o manto e o trono do pai. No entanto, o peso da coroa sobre a sua cabeça é brutal. Enquanto a guerra com a Sociedade dos Minguantes prossegue sem dar tréguas e a ameaça do Bando de Bastardos parece finalmente ter atingido o alvo, Wrath é forçado a fazer uma escolha que coloca tudo - e todos - em risco.
Beth Randall julgou que estava consciente dos problemas que poderiam surgir quando acasalou com o último vampiro puro-sangue do planeta: nunca seria uma tarefa fácil! Mas quando decide que quer ter um filho, percebe que não estava preparada para a reação de Wrath - ou para a distância que essa decisão criaria entre eles.

No Meu Canto


Título: No Meu Canto
Autor: Rita Guerra
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Na vida de Rita Guerra há um antes e um depois dos 16 anos. Foi nessa idade que iniciou a sua carreira de enorme sucesso como cantora e foi nessa idade que se casou pela primeira vez.
Ao longo dos anos, o seu percurso continuadamente bem-sucedido, em termos musicais, tem sido acidentado no campo pessoal. Conheceu a desilusão, o medo, a violência. Hoje sabe que é uma vencedora, alguém que aprendeu a dizer «não» e a transformar a raiva e a revolta em energia. E uma inspiração para mais de meio milhão de fãs.
No último ano reencontrou-se. Tranquila não é apenas o nome de uma das canções do seu disco mais recente, é como se sente agora. Também por isso decidiu contar a sua história neste livro. Da infância feliz entre Lisboa e São João do Estoril, com passagem pelos Açores, às «Canções do Século» e outros momentos mágicos; das perdas dolorosas (como a da Mãe e de um irmão) aos encontros felizes com pessoas muito bonitas.
Esta é uma das principais mensagens que nos deixa: somos maiores do que as coisas que nos acontecem e muito mais resistentes do que poderíamos pensar. E ninguém merece que deixemos de acreditar. Sobretudo quando é difícil.

Vítimas da Tradição


Título: Vítimas da Tradição
Autor: Jean Sasson
Editora: Edições Asa
Sinopse: No bestseller A Vida Secreta das Princesas Árabes, a princesa Sultana abriu o coração e revelou ao mundo o seu brutal e humilhante quotidiano. As suas palavras emocionaram milhões de pessoas em todo o mundo.
Alguns anos passaram mas a repressão e a violência continuam a ditar o destino das mulheres da Arábia Saudita. Sob o véu da lei e da tradição são cometidas as maiores atrocidades, e os seus autores raramente castigados.
Ainda que pertença a uma das famílias mais ricas e poderosas do país, Sultana é mais uma vítima deste flagelo. Mas para além das dificuldades que enfrenta enquanto filha, irmã e esposa, o seu coração sofre também por todas as mulheres que a rodeiam. São relatos sofridos aqueles que Sultana, a sua filha mais velha e Jean Sasson nos contam. São dramas humanos, e Sultana, na sua eterna demanda por justiça, não quer deixá-los cair no esquecimento do mundo. Estas são as suas histórias.
Com coragem e fé inabaláveis, Sultana continua a batalhar pela dignidade feminina num país que teima em manter-se à margem dos mais básicos princípios dos Direitos Humanos.
Um relato que apela à nossa compaixão.
Um livro, mais do que nunca, urgente.

Uma Fortuna Perigosa


Título: Uma Fortuna Perigosa
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Inglaterra, 1866. O verão anuncia-se quente e, numa tarde de maio, um jovem morre afogado numa pedreira inundada de água. O incidente ocorre em Windfield School, uma escola frequentada por rapazes oriundos de classes abastadas, permanece encoberto em mistério conduzindo a uma trágica saga de amor, poder e vingança que envolve sucessivas gerações de uma família de banqueiros.
A história decorre entre a riqueza e a decadência de uma Inglaterra vitoriana, entre a City londrina e colónias distantes. O leitor acompanha a família Pilaster durante o período áureo do império britânico. Ken Follett inspirou-se num caso real de bancarrota ocorrido no século XIX para escrever este romance extraordinário.

Hotel Sunrise


Título: Hotel Sunrise
Autor: Victoria Hislop
Editora: Porto Editora
Sinopse: Famagusta, no Chipre, é uma cidade dourada pelo calor e pela sorte, o resort mais requisitado do Mediterrâneo. Um casal ambicioso decide abrir um hotel que prime pela sua exclusividade, onde gregos e cipriotas turcos trabalhem em harmonia.
Duas famílias vizinhas, os Georgious e os Özkans, encontram-se entre os muitos que se radicaram em Famagusta para fugir aos anos de inquietação e violência étnica que proliferam na ilha. No entanto, sob a fachada de glamour e riqueza da cidade, a tensão ferve em lume brando…
Quando um golpe dos gregos lança a cidade no caos, o Chipre vê-se a braços com um conflito de proporções dramáticas. A Turquia avança para proteger a minoria cipriota turca e Famagusta sucumbe sob os bombardeamentos. Quarenta mil pessoas fogem dos avanços das tropas.
Na cidade deserta, restam apenas duas famílias. Esta é a sua história.

Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século


Título: Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século
Autor: Augusto Cury
Editora: Pergaminho
Sinopse: «Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e stressada. Paciência e tolerância para as contrariedades estão a tornar-se artigos de luxo. Quando o computador demora a iniciar, são poucas as pessoas que não se irritam. E quando não estão a dedicar-se a atividades interessantes, facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nos jardins ou se sentam para conversar nas suas varandas ou à janela. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que a maior parte dos seres humanos de todas as nações não sabem ficar sozinhos, interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, desfrutar da sua própria companhia, ter um autodiálogo. Estas pessoas conhecem muitas outras nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente se conhecem a si próprias. Este livro fala do mal do século. Muitos pensam que o mal do século é a depressão, mas aqui apresento outro mal, talvez mais grave, mas menos percetível: a ansiedade decorrente da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.

Música Para Água Ardente


Título: Música Para Água Ardente
Autor: Charles Bukowski
Editora: Antígona
Sinopse: "Música Para Água Ardente" (1983) é Bukowski puro e duro, sem complacências. Uma trintena de breves histórias, consistentemente mordazes, hilariantes e grotescas, nas quais reencontramos amiúde o infame alter ego Chinaski e a galeria de suspeitos do costume nos contos etílicos do autor: vidas encalhadas, inebriadas por frustrações incuráveis, homens em busca de redenção por tuta-e-meia e que apostam uma e outra vez em cavalos errados.Relatos que destilam álcool e humanidade, os contos aqui reunidos são tónicos para a veia sórdida e obscura de todos nós e flashes da natureza solitária do homem, captados nitidamente por este destrutivo mensageiro pós-beat. Numa ronda aos tropeções por maus bairros, Bukowski, fiel a si mesmo, prossegue a crónica dos espoliados da sociedade americana, desta vez ao som da água quente que escorre dos radiadores nos míseros motéis de Los Angeles.

Segredos de Uma Condessa Respeitável


Título: Segredos de Uma Condessa Respeitável
Autor: Lecia Cornwall
Editora: Planeta Editora
Sinopse: Lady Isobel Maitland não se pode dar ao luxo de ser apanhada fazendo qualquer coisa, mesmo remotamente, escandalosa, ou corre o risco de perder tudo o que tem de mais querido. Mas uma noite, num jardim escuro num baile de máscaras, Isobel cede à tentação e permite que um namorisco inocente com o marquês de Blackwood se transforme em paixão.

Isabel dos Santos - Segredos e Poder do Dinheiro


Título: Isabel dos Santos - Segredos e Poder do Dinheiro
Autor: Filipe S. Fernandes
Editora: Casa das Letras
Sinopse: A mulher mais rica e poderosa de Portugal é a angolana Isabel dos Santos e segundo a revista Forbes é a primeira bilionária africana com uma fortuna avaliada em 3,7 mil milhões de dólares. Contudo, pouco se sabe sobre a sua vida e o seu império. Será Isabel dos Santos testa de ferro nos negócios do pai, José Eduardo dos Santos? Será ela um novo modelo de empresária africana, que prefere os negócios à política? Terá sido favorecida por ser a filha do Presidente da República de Angola desde 1979? Será que a sua formação anglo-saxónica lhe deu competências que poucos angolanos têm? Será que Isabel pode gostar de diamantes, champanhe, de festas em lugares paradisíacos e ser discreta? Quando e como fez Isabel dos Santos o seu primeiro milhão? Nos diamantes? Na concessão da rede de telemóveis, a Unitel que tem gerado milhões e milhões? Por que é Isabel dos Santos o símbolo do empresariado angolano e africano e, ao mesmo tempo, um exemplo da plutocracia e da extração de recursos com escasso proveito para o povo angolano? Como é que Isabel dos Santos gere o seu império empresarial que tem empresas em Angola, Portugal, Suíça, Cabo Verde? Por que razão é o membro do clã Santos com mais negócios e dinheiro? O poder de Isabel dos Santos em Portugal é temível ou é parte do futuro?

1 comentário:

Luísa Livros disse...

Boas sugestões! ;)
Boas Leituras!