Novidades Literárias Abril 2015

Mãe


Título: Mãe
Autor: Alejandro Palomas
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Na cosmopolita Barcelona, celebra-se mais uma passagem de ano e aproxima-se a meia-noite. Amalia, aos 65 anos, consegue finalmente realizar o seu sonho: reunir  toda a família. Mãe, obra narrada pela voz do filho mais velho, conta a história desta mulher encantadora e combativa, de uma alegria contagiante, que com a sua imensa generosidade entretece uma rede de fios invisíveis que liga e protege os seus, e é capaz de aliviar o silêncio de uns e inspirar outros a acreditar na vida. Amália sabe que é o momento de agir e não está disposta a deixar que nada a desvie do seu propósito. Uma história que arrebatará o coração de todos aqueles que a lerem e que é uma verdadeira homenagem a todas as mães do mundo.

Dias de Sangue e Glória


Título: Dias de Sangue e Glória
Autor: Laini Taylor
Editora: Porto Editora
Sinopse: Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras.Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar.Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.

Corrupção


Título: Corrupção
Autor: C. J. Sansom
Editora: Porto Editora
Sinopse: EO ataque a França levado a cabo por Henrique VIII não correu conforme esperado e agora uma enorme frota de navios de guerra franceses está estacionada no Canal da Mancha preparada para a revanche. Enquanto a armada inglesa se organiza em Portsmouth, o reino procura recrutar homens para formar o maior exército de sempre. É neste ambiente conflituoso que o serjeant Shardlake receberá um pedido de ajuda da rainha Catherine Parr, para investigar o estranho suicídio do filho de uma antiga criada e a petição que este havia requerido contra a família Hobbey, para quem trabalhara como precetor. A investigação obrigá-lo-á a viajar, juntamente com o seu assistente Barak, até Portsmouth, permitindo-lhe de caminho descobrir algo mais sobre Ellen Fettiplace, essa mulher misteriosa encarcerada no hospital psiquiátrico de Bedlam sem razão aparente.Chegados a Portsmouth, Shardlake e Barak deparam-se com uma cidade preparada para a guerra. Os mistérios que assolam a família Hobbey e os acontecimentos que destruíram a família de Ellen há dezanove anos levarão Shardlake ao reencontro com um velho amigo e com um inimigo antigo muito próximo do poder real. O Mary Rose, o emblemático e temido navio de Henrique VIII, será testemunha das mais terríveis e surpreendentes revelações, graças às quais Shardlake conseguirá resolver o caso.

O Bom Alemão


Título: O Bom Alemão
Autor: José Manuel Saraiva
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Depois de vários romances, todos muito bem recebidos pela crítica e pelos leitores, José Manuel Saraiva regressa às livrarias de todo o país com a história de um bom alemão.
Nicole e Fritz têm muito pouco em comum para além de um passado marcado pela Segunda Guerra e por sucessivos desaires amorosos. As circunstâncias especiais em que se conhecem geram, porém, entre eles um sentimento de total confiança mútua e cumplicidade.
Mas Fritz é um homem destroçado por uma herança demasiado penosa e não consegue afastar as dúvidas de Nicole sobre a sua verdadeira natureza. Confrontados com os seus próprios limites de perdão e de tolerância, serão arrastados para um desfecho imprevisível e irreparável.

Pensamentos De Santa Teresa De Jesus


Título: Pensamentos De Santa Teresa De Jesus
Autor: Longinos Solana Saenz
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Compilação das melhores reflexões de Santa Teresa de Jesus, conhecida também por Teresa d’Ávila, no momento em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento.
Ao longo da sua obra reside o desvendamento da “verdadeira oração” e dos meios para a ela aceder, através de uma cândida e eficiente linguagem figurada. Tão assiduamente poética na forma do conteúdo e na forma da expressão da sua prosa testemunhal e reflexiva, Teresa d’Ávila não se coíbe de sugestões críticas (ou mesmo de denúncias ético-sociais) e sobretudo de alusões irónicas a atitudes e contradições no seio das sociedades cristãs e das instituições eclesiais.
Um livro de pensamentos que pretende pôr os cristãos em contacto com a grande mestre e doutora que é Teresa de Jesus.
 Teresa d’Ávila, Santa Teresa de Jesus, nasceu na cidade de Ávila, Espanha, a 28 de Março de 1515 (m. 1582), foi uma religiosa, Carmelita, mística e escritora, no século XVI. Doutora da Igreja Católica é um dos expoentes máximos do espiritualismo cristão.

Coração de Mãe Nunca se Engana


Título: Coração de Mãe Nunca se Engana
Autor: Maria Inês Almeida
Editora: Marcador
Sinopse: Maria Inês Almeida, a autora deste livro, encontra no seu filho, José, o parceiro ideal para escrever a mais bela das histórias. A história da vida que todos os dias liga uma mãe a um filho. Em textos simples e cheios de sabedoria, percorrem juntos um caminho que os leva a descobrir o mundo, a vida, a amizade e o amor. São momentos sinceros, divertidos, profundos, verdadeiros que não vão deixar o leitor indiferente.

Só Se Ama Uma Vez


Título: Só Se Ama Uma Vez
Autor: Johanna Lindsey
Editora: Edições Asa
Sinopse: Regina Ashton já recusou tantos pretendentes à sua mão que a alta sociedade londrina a considera uma snobe sem coração. Não podiam estar mais enganados. Órfã desde cedo, Regina é a sobrinha superprotegida de Lord Edward e Lady Charlotte Malory, a quem é muito difícil agradar. Aos olhos dos tios, nenhum dos jovens candidatos é suficientemente bom. Cansada de tão infrutífera busca, a jovem sai de casa numa noite escura, decidida a informá-los de que não pensa casar… nunca! Mas o seu plano coloca-a no sítio errado à hora errada, e é raptada por engano. A sua ira perante a arrogância do raptor, Nicholas Eden, vai inesperadamente dar lugar a sentimentos contraditórios de paixão e vergonha. Aquela noite não mais lhe sairá da cabeça.
O Visconde Nicholas Eden também tinha um plano: dar uma lição à sua amante descontente, raptando-a ao abrigo da noite. Não contava enganar-se na pessoa e arruinar a reputação de uma menina de família. Mas agora, movido pelo desejo mais desenfreado que alguma vez sentiu, é a custo que reconhece que nunca poderá casar com Regina, apesar do escândalo que paira sobre eles.
Implacável, é o destino que os uniu a afastá-los irremediavelmente, ainda que ambos saibam que um amor assim só se vive uma vez…

Escolhas Difíceis


Título: Escolhas Difíceis
Autor: Hillary Clinton
Editora: Dom Quixote
Sinopse: O relato pessoal de Hillary Rodham Clinton sobre as crises, decisões e desafios que enfrentou durante os quatro anos em que foi 67.ª secretária de Estado dos EUA. «Todos enfrentamos escolhas difíceis nas nossas vidas», escreve Hillary Rodham Clinton nas primeiras páginas desta crónica dos seus anos no epicentro dos acontecimentos mundiais. «A vida é fazer este tipo de escolhas. As nossas escolhas, e a forma como lidamos com elas, formam-nos enquanto pessoas.»No desfecho da campanha presidencial de 2008, ela esperava retomar a representação do Estado de Nova Iorque no Senado dos Estados Unidos. Para sua surpresa, o seu antigo rival na nomeação do Partido Democrata, o recém-eleito Barack Obama, convidou-a a integrar a sua Administração enquanto secretária de Estado. Estas memórias são a descrição dos quatro extraordinários e históricos anos que se seguiram, e das escolhas difíceis com que ela e o seus colegas se confrontaram.

Viver com Doenças Sem Ser Doente


Título: Viver com Doenças Sem Ser Doente
Autor: Maria José Costa Félix
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: As doenças podem ser uma experiência positiva. Ter a importante função de nos empurrar para a essência do que somos, convidando-nos a aproveitar ao máximo a vida que nos é dada, num qualquer estado de saúde. Podem revelar-nos, até quando parecemos uma pessoa frágil e sem luz, que existe uma força maior e fazer-nos vislumbrar a essência da vida.
O nosso verdadeiro estado de saúde depende, não tanto das doenças que temos, mas sobretudo de como aceitamos o facto de podermos adoecer e das doenças poderem vir ter connosco. Poderá haver pessoas que, embora sem terem doenças, se sentem doentes e outras que, com uma doença grave, se sentem saudáveis apenas porque continuam ativas e interessadas pela vida. Aqui ficam quinze casos e testemunhos de quem conseguiu ter uma atitude positiva perante a doença e de profissionais com experiência nesta área.

Amor Verdadeiro


Título: Amor Verdadeiro
Autor: Jude Deveraux
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Quando Alix Madsen está a terminar a faculdade de arquitetura, Adelaide Kingsley morre e deixa-lhe em testamento o usufruto, por um ano, de uma encantadora casa do séc. XIX em Nantucket. A relação da idosa com a família Madsen é um mistério para a voluntariosa Alix –que terminou há pouco uma relação -, mas Alix aceita o estranho legado, em parte porque lhe dá tempo para planear o casamento da sua melhor amiga.
Porém, forças invisíveis movimentam-se nos bastidores, fazendo ranger as tábuas antigas da Casa Kingsley. Parece que Adelaide Kingsley tinha uma tarefa bastante específica para Alix: resolver o estranho desaparecimento de uma das mulheres da família Kingsley, Valentina, há mais de duzentos anos. Como se isso não fosse suficientemente perturbador, Alix tem ainda de lidar com o arrogante (e extremamente bem-parecido) arquiteto Jared Montgomery, que vive no anexo da casa.
Sem o conhecimento de Alix, Jared foi incumbido de olhar por ela enquanto está na ilha - tarefa fácil para ele, considerando a inegável química entre os dois. Mas Jared tens os seus segredos que, se revelados, podem cavar um fosso entre ambos.
Com um glorioso casamento de Nantucket no horizonte, há faíscas no ar e os fantasmas do passado começam a mostrar-se - alguns deles mesmo a sério. Vendo as suas vidas intimamente entrelaçadas com os destinos turbulentos dos seus antepassados, Alix e Jared descobrem que apenas corrigindo os erros do passado podem esperar ficar juntos.

O luto de Elias Gro


Título: O luto de Elias Gro
Autor: João Tordo
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais.
A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar.
O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza - e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor.
O luto de Elias Gro é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso.

Sem comentários: