Novidades Literárias Junho 2015

O Que Eu Aprendi Com E.L.A.


Título: O Que Eu Aprendi Com E.L.A.
Autor: Bernardo Pinto Coelho
Editora: Livros d'Hoje
Sinopse:  A Bernardo Pinto Coelho foi-lhe diagnosticada Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.). Sendo uma doença neurológica degenerativa, progressiva e rara, sem cura prevista pela medicina, os tratamentos são escassos e o processo de aceitação interior difícil.
No rescaldo da batalha que travou consigo mesmo, Bernardo percebeu que o segredo está em aceitar o que de bom e mau acontece na vida, em acreditar que se se entregar a Deus com um sorriso interior, o retorno será bem melhor do que se continuar revoltado e queixoso e, em lutar muito porque nunca foi de desistir. «Parar é morrer!»
Com uma força capaz de mover montanhas, Bernardo com a ajuda de seu pai, o médico Manuel Pinto Coelho, do psicólogo Carlos Fugas, do neurologista Mamede de Carvalho, da médica anestesista Maria Francisca Almeida, da terapeuta Filipa Pinto Cardoso, da fisioterapeuta Catarina Guedes e de toda a família, amigos e namorada, segue uma estratégia para si delineada que assenta em cinco pilares fundamentais - mente, alimentação, exercício físico, suplementação e psicoterapia - com a cura e a perspetiva de poder voltar a correr um dia no Guincho como meta.

Bom Sono, Boa Vida


Título: Bom Sono, Boa Vida
Autor: Teresa Paiva
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Teresa Paiva estuda o sono há mais de vinte anos e desde então tem dedicado a sua vida a estudar e a ensinar a dormir melhor.
As doenças do sono são universais e com grande impacto socioeconómico numa cultura que valoriza o trabalho e despreza o dormir bem, fundamental para uma vida equilibrada e saudável.
Da simples insónia, um dos problemas mais comuns das sociedades actuais, às síndromes mais raras como as pernas inquietas ao acto de comer nocturno, aos casos de violência durante o sono, Teresa Paiva guia-nos por uma viagem à volta de noites em branco, das suas consequências e dos resultados positivos, possíveis quando são tratados medicamente.
É possível, e fundamental, dormir melhor. Aprenda como.

Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados


Título: Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados
Autor: Alice Trewinnard
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Quantas vezes tivemos de lidar com o cabelo num dia «não»? Ou, devido à falta de tempo e/ou de vontade, nos conformámos com um cabelo solto, um rabo-de-cavalo flácido e caído, ou mesmo uns ganchos (mal) colocados na cabeça? E aquelas ocasiões em que largámos uma fortuna no cabeleireiro e o penteado não ficou como tínhamos idealizado?
A necessidade unida à curiosidade, à vontade de experimentar e ao querer dar mais vida ao nosso próprio cabelo, é o ponto fulcral deste livro.
Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados contém uma lista de materiais de que necessitará - como pentes, escovas, ganchos, modeladores -, informação sobre onde encontrá-los, como usá-los e quais as principais técnicas para criar mais de 60 modelos, que podem ir de um simples apanhado a nós, composições de várias tranças, ou até mesmo penteados temáticos, todos ilustrados com fotografias de passo a passo.
Entre no mundo das tranças e dos penteados e veja como é fácil fazê-los em casa e ter um cabelo bonito e diferente todos os dias.

O Ser que Me Habita a Memória


Título: O Ser que Me Habita a Memória
Autor: Fernando Gonçalves
Editora: Chiado Editora
Sinopse: Um texto formado por duas perspectivas intercaladas que frequentam o mesmo universo de uma povoação desertificada - a aldeia de Banrezes - que, até finais do Sec. XIX, constituiu um pequeno aldeamento na província de Trás-os-Montes, concelho de Macedo de Cavaleiros. O leitor viaja para uma realidade desidratada de todos os aspectos caracterizadores das sociedades modernas. Encontramos aqui um universo pessoal, cru, perdido no tempo, perdido nas reminiscências da infância, um universo escravo das mãos de um tempo velho. Assistimos a uma descrição dos dias lentos, letárgicos e bucólicos, onde se expõe a cadência, o sentimento, e a dinâmica dos ritos perdidos da pequena população. Uma intensidade nostálgica que nos absorve e consome, que nos prende e nos chama. Vivenciamos um relato emocional de um modo de vida, já há muito extinto, onde a população isolada se une para combater as dificuldades da solidão. Fica ao leitor um dissabor na ponta da língua, um dissabor da interioridade perdida, da interioridade rica nas relações humanas, na proximidade entre os homens que, no mundo actual em constante aceleração, cada vez mais se eclipsa.

Queres Casar Comigo Todos os Dias?


Título: Queres Casar Comigo Todos os Dias?
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Marcador
Sinopse: Emocionante, sensual e doce, um romance a duas vozes tremendamente intenso - capaz de fazer o leitor perceber, profundamente, qual é afinal o poder do amor. Estarão todos à altura de o sentir?
«Ela chegou, pousou a mala.
Ele, no sofá, olhou-a.
Sorriram.
Ela aproximou-se dele. Passou-lhe a mão pelo rosto.
Sorriram.
Ele abriu os braços, aconchegou-a como se aconchega a vida.
E viveram.»

Por Fim


Título: Por Fim
Autor: Edward St Aubyn
Editora: Sextante Editora
Sinopse: Este é o quinto e último romance da saga com a qual Edward St Aubyn conquistou o mundo literário. Triunfante conclusão da história da juventude traumática e das atribulações adultas de Patrick Melrose, onde a personagem central é colocada, após o funeral da mãe, na situação de se perguntar se agora, sem pais, virá a libertação que tanto desejou. E é neste encontro final da família, por entre todas as costumadas falsidades sociais, que Patrick pressente a possibilidade de uma certa forma de redenção e de segurança, por fim.

Beijo Fatal


Título: Beijo Fatal
Autor: Jeff Abbott
Editora: Porto Editora
Sinopse: Whit Mosley, juiz de paz na cidade de Port Leo, Texas, é um rapaz novo e descontraído, tanto na vida como no cargo. Em ano de reeleição, não parece muito interessado em lutar pelo seu emprego, o último numa longa lista de falhanços profissionais.
No entanto, as águas da pacata cidade costeira não vão demorar muito a agitar-se: uma noite, Whit é convocado para atestar um óbito. O cadáver pertence ao filho de uma senadora, regressado à terra natal depois de uma carreira no mundo da pornografia. Terá sido suicídio, alimentado por uma antiga tragédia familiar? Ou será que um assassino obcecado o usou como peão num jogo deturpado?
Quando Whit desafia a pressão política e começa a investigar, ele e a detetive Claudia Salazar põem as suas carreiras - e as suas vidas - em perigo, expondo um ninho de barões da droga, vigaristas e tubarões sedentos de poder, todos em busca de sangue.
Mas nas areias quentes de Port Leo há segredos ainda mais obscuros enterrados… e ninguém é o que parece ser.

Imperatriz D. Leopoldina


Título: Imperatriz D. Leopoldina
Autor: Marsilio Cassotti
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: "Leopoldina de Habsburgo é uma personagem decisiva da história do império português no Brasil. Contudo, foi sempre retratada como uma mulher frágil, traída pelo marido, passiva e sem qualquer vontade política. Este livro traz-nos a sua verdadeira história.
Numa viagem que nos leva desde a infância da jovem arquiduquesa, durante as guerras napoleónicas contra a Áustria, até ao seu casamento estratégico com o tão belo como Adónis Pedro de Bragança, herdeiro da coroa do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
No final de 1817, Leopoldina chega ao Rio de Janeiro. Uma parte da corte, liderada pela rainha Carlota Joaquina, recebe-a com frieza. Preferiam «uma portuguesa ou uma espanhola». D. Pedro desfaz-se em atenções e durante noites a fio vivem uma enorme paixão, mas cedo o príncipe do Brasil volta para os braços da sua amante.
«Os homens são cópias das mariposas», escreve a princesa germânica à sua irmã mais velha. Desprezada pelo marido refugia-se na alegria da maternidade.
Em 1821, depois do regresso de D. João VI a Portugal, quando as «revolucionárias» cortes portuguesas retiram ao Brasil a categoria de Reino, Leopoldina deixa de lado o rancor e empenha-se em ajudar D. Pedro, que a humilhava ao passear pelo Rio de Janeiro de braço dado com a bela e astuta Domitila de Castro.
Na iminência de um possível ataque português ao Rio, Leopoldina aconselha o marido a separar o território brasileiro da pátria-mãe e a assumir-se como Imperador. Para calar os rumores que lhe minam o prestígio, em novembro de 1826 o Imperador decide ir defender a província de Cisplatina. Antes do beija-mão de despedida, obriga a esposa grávida a ficar ao lado da amante. Perante a sua nega, Pedro trata «de forçar D. Leopoldina a entrar no salão onde se realizaria a cerimónia». Nessa noite, o estado de saúde da Imperatriz agrava-se perigosamente…
Baseada no que relatam (e no que ocultam) as cartas de Leopoldina, o autor bestseller Marsilio Cassotti leva-nos ao Brasil do século XIX, para nos narrar, nesta biografia apaixonante, a história de uma mulher destinada a ser rainha de Portugal, que, apesar das humilhações que sofreu, acabou por ter um papel decisivo na independência do Brasil."

Sem comentários: