Novidades Literárias Julho 2015

Roma: A História de um Império


Título: Roma: A História de um Império
Autor: Greg Woolf
Editora: Casa das Letras
Sinopse:  A ideia de império nasceu na Roma antiga e ainda hoje o Império Romano surge com uma poderosa imagem. Vestígios dos seus monumentos e literatura encontram-se espalhados por toda a Europa, Próximo Oriente e Norte de África.

Ao cobrir a totalidade da vasta expansão do império e ao começar pelas suas origens, Roma: A História de Um Império combina três perspetivas. Primeiro, trata-se de uma história abrangente do império: como foi criado, como resistiu às crises e como se moldou ao mundo dos seus dirigentes e dos seus súbditos, desde o século viii a.C. até à alvorada da Idade Média; depois descreve o que as últimas pesquisas históricas e arqueológicas revelaram sobre os segredos do domínio romano; por último, explora as grandes questões. De entre todos os impérios, porque terá Roma resistido tanto tempo? Porque teve um impacto tão profundo e serviu de modelo explícito para outros imperialismos?
Como demonstra Greg Woolf, jamais alguém planeou criar um Estado que iria durar mais de um milénio e meio, no entanto, a política de alianças de curto prazo entre grupos cada vez mais amplos criou uma estrutura de extraordinária estabilidade.

Shyima - A Menina Escrava


Título: Shyima - A Menina Escrava
Autor: Lisa Wysocky, Shyima Hall
Editora: Edições Asa
Sinopse: Em 1998, Shyima tinha apenas oito anos. Passava os dias a brincar com os irmãos. Estava longe de imaginar que nunca mais os veria...
Filha de gente pobre no Egito, Shyima serviu para "saldar" uma dívida que a sua irmã contraiu com uma família abastada do Cairo.
A partir desse momento, não mais soube o que era brincar, ser acarinhada ou sequer descansar. Trabalhava dia e noite, movida pelo terror das ameaças dos seus "donos", que a obrigaram a mudar-se para os Estados Unidos aos dez anos.
Shyima foi brutalmente afastada de tudo o que conhecia mas as condições do cativeiro mantiveram-se. O seu "quarto" era uma divisão assustadora na garagem, sem luz ou água. Privada da infância e de qualquer calor humano, limitava-se a observar enquanto as crianças da família se divertiam no parque, na piscina ou na Disneylândia. Um golpe de sorte levou a que a sua situação fosse denunciada… mas o caminho para a liberdade seria ainda longo e árduo.
Hoje em dia, Shyima orgulha-se de ser uma cidadã norte-americana. Neste relato comovente, a jovem alerta-nos para o facto de a escravatura ser algo bem real e não apenas parte dos livros de História. Com a mesma coragem e determinação com que sobreviveu ao cativeiro, luta incansavelmente por todas as pessoas que, como ela própria, foram privadas de dignidade e do direito universal à liberdade.

Guia das Tascas de Lisboa


Título: Guia das Tascas de Lisboa
Autor: Marco Dias, Tiago Cruz
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Vale a pena ir a uma tasca pela comida e pela bebida. Para conhecer quem está atrás do balcão. Para ouvir os clientes habituais com as suas piadas habituais. Para confirmar que não há chef, mas há «Ó Chefe». Para beber o vinho da casa e provar os petiscos cozinhados por mão sábia em panela experiente.
Conheça 25 excelentes tascas de Lisboa.

Vamos Fazer Isto em Casa?


Título: Vamos Fazer Isto em Casa?
Autor: Daniel Carvalho, Miguel Somsen
Editora: Casa das Letras
Sinopse: *Cocktails com gin feitos em bares e restaurantes portugueses.
*Ainda há bares de ou com cocktails em Portugal?

Foi quando começámos a juntar os melhores bares e restaurantes de Portugal, tanto do continente como das ilhas, que chegámos a uma dura conclusão: nem sempre os melhores restaurantes nacionais têm bons bares, nem sempre os melhores bares nacionais têm bons bartenders, nem sempre os melhores bartenders nacionais estão em Portugal. Mas se queríamos bons cocktails de gin, teríamos mesmo de nos juntar aos melhores profissionais: os bartenders. Bartenders esses que hoje estão nos bares, nos restaurantes, nos hotéis, nas discotecas e até na rua, em regime freelancer, a lutar pela dignificação de uma arte que durante anos foi negligenciada em Portugal.
E assim, desta vez, o primordial para este novo livro passou a ser o protagonismo dos bartenders e mixologistas.
Mas de que forma a arte deles poderia interessar ao leitor? Convidando-os a fazer cocktails de gin que qualquer um de nós conseguisse replicar depois em casa. Portanto agora o desafio deles é lançado directamente a si: por favor, tente fazer isto em casa.

Os muitos nomes do amor


Título: Os muitos nomes do amor
Autor: Dorothy Koomson
Editora: Porto Editora
Sinopse: Será possível termos um futuro sem conhecermos o nosso passado?
Clemency Smittson foi adotada em bebé, e a única ligação à mãe biológica é um berço de cartão com borboletas pintadas à mão. Agora adulta, e em constante conflito com sentimentos de perda e rejeição, decide mudar drasticamente de vida e voltar a Brighton, a cidade onde nasceu.
Mas Clem não sonha que é lá que vai encontrar alguém que sabe tudo sobre a sua caixa das borboletas e a verdadeira história dos seus pais biológicos.
E quando percebe que nem tudo é o que parece, e que talvez tenha sido injusta com aqueles que mais a amam, haverá tempo para recuperar o que foi perdido?

Os 100


Título: Os 100
Autor: Kass Morgan
Editora: TopSeller
Sinopse: Há muito tempo, a superfície da Terra foi arrasada por uma guerra nuclear. Os poucos sortudos que conseguiram sobreviver refugiaram-se a bordo da Colónia, uma estação espacial que orbita o planeta.
Cem anos após ter sido a salvação da Humanidade, a Colónia está em perigo. Os aparelhos que garantem a renovação do oxigénio na estação espacial estão a falhar, e não há como os substituir. A última esperança da Humanidade reside em 100 jovens selecionados entre criminosos, para regressar à superfície da Terra e descobrir se o planeta pode de novo ser habitado.
Depois de tanto tempo, estes serão os primeiros humanos a pisar a Terra. Mas estarão na verdade sozinhos? Terão todos os seres vivos perecido durante o longo inverno nuclear, ou será que algo se esconde nas sombras das grandes florestas que agora cobrem toda a Terra?

Sem Regras


Título: Sem Regras
Autor: John Sandford
Editora: Marcador
Sinopse: O assassino era inteligente. Era membro da Ordem dos Advogados. Deduzia regras com base numa análise profissional de casos reais. Havia mais. Integrava-as num desafio. Era louco, claro… A coberto da capa de uma vida normal, seleciona primeiro cada vítima feminina, até que a pressão que há dentro dele o obriga a sair para «a apanhar».
Dominando a sua arte secreta com as táticas de um mestre dos jogos, lança as Twin Cities numa tormenta de terror mais feroz do que qualquer inverno do Minesota. Este serial killer é um jogador, não é um sociopata como os que vêm nos livros; tem um gosto perverso pelo jogo, tendência que o leva a matar apenas pelo desafio.Lucas Davenport terá de empregar toda a sua força mental - e coragem física - para aprender a pensar e a agir como o assassino.

Sem comentários: