Novidades Literárias Agosto 2015

Alguém Está a Esconder Alguma Coisa


Título: Alguém Está a Esconder Alguma Coisa
Autor: George Noory, Richard Belzer, David Wayne
Editora: Oficina do Livro
Sinopse:  Este é um daqueles casos em que a realidade ultrapassa a ficção. No dia 8 de março de 2014, um avião da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, desapareceu durante um voo entre Kuala Lumpur e Pequim. O Boeing 777 nunca chegou ao destino. Porquê? Caiu? Onde? Ninguém sabe. Ou, se sabe, não diz.
Sucederam-se as teorias acerca do que teria acontecido, mas cada uma delas levantava ainda mais questões. O avião caiu no mar - então e não há destroços? Foi abatido por um míssil - e ninguém deu por nada? Houve uma emergência e os sistemas de comunicação falharam - e falharam todos, ao mesmo tempo?
Num mundo cada vez mais monitorizado, em que é difícil a um simples cidadão passar despercebido, um avião destes desaparece dos ecrãs do radar e ninguém no planeta sabe nada acerca do assunto? A única coisa que se sabe é que já passou muito tempo e todas as perguntas continuam sem resposta. A começar pela mais desconcertante: onde está o avião?
Este livro é sobre tudo aquilo que não bate certo nesta história.

Adorado abominado


Título: Adorado abominado
Autor: Alina Lopes
Editora: Chiado Editora
Sinopse: Este fabuloso livro conta-nos um impressionante e inigualável registo real de crianças deixadas à mercê dos perigos, contando bizarros e inconvenientes acontecimentos.
Questionamo-nos acerca de certos comportamentos nos nossos dias impensáveis, atrozes, alguns cruéis, mas que, com crianças criadas em ambientes de pobreza extrema lhes proporcionaram longas horas de brincadeira e divertimento, sem preverem consequências dos seus actos, agindo por impulso e genuinidade, chamando a atenção pela negativa ou pela vontade de ter o que não tinham, vendo que havia outros que tinham tudo.
Em tempo de stress este livro é ideal para ler, pois dispõe bem, é de fácil leitura e entendimento, transportando-nos ao mundo das traquinices.

O Mercador de Sonhos


Título: O Mercador de Sonhos
Autor: Fred Waitzkin
Editora: Gradiva
Sinopse: Este é um livro atravessado de pequenas histórias que giram em torno da personagem central, Jim. Este canadiano tem uma vida cheia de episódios que vale a pena recordar, até porque é um homem incapaz de viver uma vida mediana, estável, comum. Essa capacidade de ser diferente atrai quem o rodeia e, ao mesmo tempo, constitui um incentivo à leitura. Jim é um vendedor capaz de vender qualquer coisa a qualquer pessoa. Nascido na pobreza, desde cedo tem de trabalhar para evitar que a família passe fome. Os seus encantos e a sua lábia conduzem-no ao sucesso, permitindo que se torne fabulosamente rico.Entre as diversas peripécias da sua vida, está um tempo passado no Brasil, onde dirige uma operação de mineração de ouro.Mas nem tudo corre sempre bem e, perto do fim da vida, a pobreza volta a bater-lhe à porta. No entanto, mesmo aí o improvável pode acontecer. Conhece Mara, uma jovem israelita, com quem passa a viver, sendo este um tempo cheio de erotismo e nova esperança no futuro.Este livro é um olhar sobre a ambição e a busca de riqueza, mas também sobre a amizade e a compreensão de si mesmo.

Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem


Título: Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem
Autor: Sally Green
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Nathan consegue finalmente escapar do cativeiro. Depois de encontrar o seu pai e de este lhe oferecer um dom poderosíssimo, completando assim os três dons que o confirmam como bruxo adulto.
Contudo, o jovem sabe que ainda não se encontra a salvo e que tem de continuar a fugir. Porque de um lado estão os Bruxos Negros que o odeiam e do outro, os Bruxos Brancos que desejam asua captura. No meio deste conflito, Nathan tem de conseguir encontrar o seu amigo Gabriel e resgatar Annalise, a jovem que ama e que está prisioneira do temível bruxo negro, Mercury. Mas para ser bem-sucedido, Nathan sabe que terá de aprender a controlaro seu próprio poder…
Half Wild - Entre o Humano e o Selvagem é a continuação do livro Half Bad - Entre o Bem e o Mal, aclamado internacionalmente pela crítica e pelo público.

A Loura de Olhos Negros


Título: A Loura de Olhos Negros
Autor: Benjamin Black
Editora: Gradiva
Sinopse: Século XX, princípios da década de 1950: em Los Angeles, o detective Philip Marlowe sente-se inquieto e solitário. Nada de novo, portanto. Num desses dias sem história, uma jovem e bonita mulher entra-lhe no escritório. Chama-se Clare Cavendish, é herdeira de uma fortuna feita no mundo dos perfumes, construída por uma família de imigrantes irlandeses, e quer contratá-lo. Pretende que Marlowe encontre um antigo amante, um homem chamado Nico Peterson, que desapareceu. Haverá alguma intenção oculta nesse pedido de investigação? O que poderia ser um caso relativamente banal, torna-se um trabalho tão estimulante quanto arriscado para Marlowe. Por um lado, irá sentir-se enfeitiçado pela loura de olhos negros. Por outro, irá envolver-se numa investigação de alto risco para tentar descobrir até onde poderão ir os Cavendish para proteger uma grande fortuna. Trata-se de um romance de leitura intensa, em que Benjamin Black nos faz regressar ao mundo sombrio e hipnotizante de O Longo Adeus, de Raymond Chandler, e ao seu singular detective Philip Marlowe, uma das personagens mais icónicas e de popularidade mais duradoura da ficção policial.

O Tempo de Sua Graça


Título: O Tempo de Sua Graça
Autor: Eyvind Johnson
Editora: Cavalo de Ferro
Sinopse: No fim da Quaresma do ano de 775, um ano depois de o exército franco ter atravessado os Alpes, cercado Ticinum (Pavia) e ocupado o reino longobardo, e de Carlos Magno ter recebido das próprias mãos do arcebispo de Mediolanum (Milão) a simbólica coroa de ferro e o título Gratia Dei Rex Francorum et Longobardum, abrindo-lhe as portas de Roma e do futuro império - um dos maiores que a Europa conhecerá -, cresce o descontentamento e nascem ideias de revolta em diversos ducados longobardos recém-subjugados. Contudo, no momento de passar aos actos, será somente Rodgaud, duque de Friuli, a agarrar em armas contra o imperador. A revolta será impiedosamente esmagada e o revoltoso duque e a sua família, alvo de castigo exemplar. Muitos anos depois, será ainda a memória destes funestos acontecimentos e a sua duradoura influência no destino de cada um dos seus protagonistas a assombrar a crónica de Johannes Lupigis, secretário pessoal e biógrafo do imperador.
Um Momento Meu


Título: Um Momento Meu
Autor: Paulo Caiado
Editora: Marcador
Sinopse: Amigos desde sempre, Lucas, Marcos, Mateus e João chegaram à casa dos 40, com tudo o que isto tem de bom e de menos bom: a maturidade e a experiência, mas também a insegurança em relação às decisões a tomar para o futuro e a angústia quanto à aproximação dos 50. Este romance é, quase na íntegra, narrado por Lucas, o personagem que, no fundo, reúne um pouco de todas as características dos quatro amigos: a costela marialva de Marcos, a introspecção de Mateus e a objectividade de João. Com grande sensibilidade e franqueza, Lucas descreve as suas vivências e as do seu grupo de amigos e amigas, questionando-se e questionando-as. Um Momento Meu relata com genuinidade o passado e o presente de homens e mulheres nascidos nos anos 1960 que, a caminho do meio século de existência, ainda buscam para o seu futuro a felicidade plena ou, pelo menos, um equilíbrio entre a rotina e momentos felizes. É o retrato de uma geração que irá trazer recordações e provocar e lágrimas a todos aqueles que a ela pertencem.

Sem comentários: