Novidades Verso da História para setembro

Qual é o segredo do sucesso de Cristiano Ronaldo?
Que papel teve o Oculto na História de Portugal?
E de Angola, que histórias estão ainda por contar?

A resposta a estas perguntas está nos livros que a Verso da História lança durante o mês de setembro.

Menino da Mamã: Diário secreto da mãe do melhor jogador do mundo 
Álvaro Magalhães e Carlos J. Campos
A nova temporada editorial da Verso da História vai agitar as águas da Literatura… e do futebol. O escritor Álvaro Magalhães e o ilustrador Carlos J. Campos, dupla responsável por coleções juvenis de sucesso, pediram à mãe de Cristiano Ronaldo que respondesse às perguntas que estão na cabeça de toda a gente, mas que ninguém teve ainda coragem de fazer.
Menino da Mamã: Diário secreto da mãe do melhor jogador do mundo é uma abordagem humorística, tão completamente ficcional que poderia ser verdadeira, aos amores e rivalidades de Cristiano Ronaldo. Neste livro para todas as idades ficaremos a conhecer a “poção mágica” do CR7, os bastidores da sua vida amorosa e ainda a resposta a uma das grandes questões da humanidade: porque é que as mulheres não gostam de futebol?




História Prodigiosa de Portugal, Vol. II – Magias & Mistérios
Joaquim Fernandes
O medo, o riso e os fenómenos paranormais também ajudaram a construir a identidade nacional. E, se a historiografia tradicional nem sempre valoriza estes aspetos, Joaquim Fernandes, especialista em História da Cultura Portuguesa, revela-nos as histórias ocultas da História de Portugal.
Fenómenos como o Espiritismo, o transe pelo magnetismo e as “mesas-girantes” impressionaram profundamente a sociedade europeia entre os séculos XVIII e XX, foram falados na imprensa e despertaram o interesse dos governantes. Portugal não foi exceção.
Depois de Mitos & Maravilhas, este é o segundo volume da História Prodigiosa de Portugal. Uma perspetiva originalíssima, tão divertida quanto rigorosa, da História de Portugal.



E ainda:

Dois livros sobre a presença dos portugueses em Angola e sobre a descolonização, duas perspetivas sobre um dos períodos mais conturbados da História contemporânea.
  
O Adeus a Angola
Rogério Amorim 
A 25 de Abril de 1974, o algarvio Rogério Amorim e a família tinham uma vida confortável em Moçâmedes, Angola, sem a sombra de conflitos raciais. Depois desse dia, o medo e o terror instalaram-se. Era necessário regressar à metrópole o mais rapidamente possível.
Sem outra forma de escapar, Amorim e outros portugueses lançaram-se numa aventura inédita: atravessaram o rio Cunene e a Costa dos Esqueletos, uma das regiões mais inóspitas do planeta, para chegar a África do Sul. Um percur¬so de 800 quilómetros, sem estradas ou picadas, feito pela praia ou pelo deserto, sob temperaturas extremas e sem comida.
O Adeus a Angola: Diário da fuga pela Costa dos Esqueletos é o relato verídico dessa viagem, e uma declaração de amor a África.



O Tibete de África
Margarida Paredes
Por seu lado, O Tibete de África é um romance escrito pelo prisma do pós-colonialismo, à imagem de outras narrativas cruas e desestabilizadoras que só muito recentemente começaram a ter lugar no debate sobre o colonialismo português.
Numa narrativa breve e fulgurante, Margarida Paredes cruza três vidas marcadas pela guerra e pela Ditadura e diz-nos que a nostalgia dos portugueses por Angola vive em tensão com a culpa, histórias de repressão e abusos de poder.
Através de um triângulo amoroso que passa pela Luanda dos anos 70, pela Lisboa dos anos 90 e pelo Ruanda durante o período da guerra civil, este romance mostra de forma crua e audaz o alcance dos estilhaços com que o colonialismo e as guerras marcaram tanto África como a Europa.



Sem comentários: