Lançamento do livro "A Ferramenta que Faz os Contos" e "A Metodologia da Ferramenta que faz os contos", de Sónia Carvão |10 de Outubro

A Ferramenta que Faz os Contos e Metodologia: A Ferramenta que Faz os Contos | Sónia Carvão

A Chiado Editora e a Autora Sónia Carvão têm o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento dos livros “A Ferramenta que Faz os Contos” e “Metodologia: A Ferramenta que Faz os Contos”, no dia 10 de Outubro pelas 15h30, na Associação de Bem Estar Social, em Lisboa.

Por cada livro vendido, no dia do lançamento, será doado 1 € para a Associação  de Bem Estar Social.

Sónia Carvão  nasceu no Rio de Janeiro, veio para Portugal ainda criança, cresceu numa aldeia do Concelho de Penacova (Chelo) da Freguesia de Lorvão. Jovem, foi viver para Coimbra e começou a trabalhar para continuar a estudar. Aos 18 emigrou para o Canada, onde trabalhou e estudou. Fez parte do grupo de teatro da Casa do Alentejo, em Toronto, e de um grupo de defensores dos direitos dos índios canadianos. Finalizado o curso de Viagens e Turismo, começou a trabalhar no Centro de Turismo Português de Toronto, como promotora turística. Regressou a Portugal e concretizou um curso de terapias de corpo e estética, área onde trabalhou durante alguns anos. Obteve a Licenciatura na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Sendo uma pessoa muito activa, ainda enquanto decorria a licenciatura, deu aulas de alfabetização, em regime de voluntariado, na Associação de Bem Estar Social de Alcabideche, em Cascais. Querendo evoluir para a área que sempre a motivou em trabalhar na Filosofia e com crianças, Sónia Marques Carvão realizou um curso relacionado com Filosofia para/com Crianças, obtendo também a Certificação em Filosofia de Educação, permitindo-lhe abrir o caminho para iniciar a actividade de Filosofia para/com Crianças no Colégio Pirilampo em Cascais, como projecto de educação. Nas sessões com as Crianças, recorreu sempre aos seus contos, os quais foram recebidos pelas crianças com muito interesse e entusiamo. Surge então o livro “A Ferramenta que Faz os Contos“, por edição de autor, com um conjunto desses contos. Ainda no decorrer do projecto, fez um Curso de Formação Avançada em Ética pela Universidade Católica de Lisboa, uma Certificação em Inteligência Emocional e Autoconhecimento e Curso Internacional de Filosofia Aplicada e uma Certificação, como Facilitadora de Filosofia para crianças e jovens, pela Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. 

“A Ferramenta que Faz os Contos” e “Metodologia: A Ferramenta que Faz os Contos”: O livro “A Ferramenta que Faz os Contos” é uma obra que “comunica estética e éticamente com o leitor o não comunicado”, segundo a autora. A 1ª edição de editora, com a Chiado Editora, resulta numa forma para que a mesma chegue ao mundo, sendo que é uma obra do mundo e para o mundo. Ainda, para permitir para uma maior audiência, os Contos foram traduzidos para inglês pelo filho mais velho da autora, Carlos Samuel Carvão. As ilustrações são da autoria de uma amiga do seu filho, Carina Morais e algumas ideias das mesmas do filho mais novo da autora, Daniel Marques Carvão. Um trabalho verdadeiramente em equipa com um foco privilegiado nos jovens. A Metodologia alavanca-se na obra “A Ferramenta que faz os Contos“ no sentido de apresentar uma abordagem privilegiada na Filosofia como caminho para o melhoramento do Ensino. Uma Filosofia da Educação que tem como núcleo (na Metodologia) Filosofia Com Crianças. A Metodologia é um guia para os solicitadores/moderadores de Filosofia Para/Com Crianças e para professores do ensino convencional. Cada conto da obra “A Ferramenta que Faz os Contos“ é nela explorado, em sessões de trabalho, sempre em torno de um conceito aberto, da mesma forma que o livro de contos.  




















Sem comentários: