Leonor Poeiras lança primeiro livro

O primeiro livro de Leonor Poeiras, editado pela Casa das Letras, estará à venda, a 20 de Outubro, e será apresentado no dia seguinte, 21, às 15h00, pela jornalista Beatriz Jalón, no Boox Lisboa Store, na Lx Factory.
A mais nova de cinco irmãos, Leonor cedo começou cedo a recriar tudo o que deles herdava de forma a tornar cada objecto ou peça de vestuário em algo inquestionavelmente seu. Mudou botões. Subiu bainhas, mudou a cor da bicicleta com sprays coloridos… Com o incentivo da mãe, que sempre estimulou a criatividade dos filhos, foi tomando o gosto até que a reinvenção de bens materiais se tornou um modo de vida. Os anos passaram e acabou por sentir necessidade de ter um ateliê, um espaço para fazer experiências com resinas e vernizes, sujar panos, pintar telas gigantes, reconstruir móveis ou costurar roupa impossível de usar.
Tornou-se 100 por cento adepta do conceito Do It Yourself, onde a perfeição raramente é alcançada e nunca é o objectivo. “Há anos que não compro presentes de aniversário às pessoas que mais gosto. Faço-os.” No ano passado, a Oficina virou um site, onde partilha, estes pequenos prazeres que agora passou a livro, editado pela Casa das Letras, chancela da Leya. Composto por projectos simples, com dificuldade de grau zero, quer sejam de carpintaria, bricolagem, agricultura, actividades ao ar livre, ou arts & crafts – como são disso exemplo Gavetas Tropicais; Luzes de Cordel; Zoo à Solta; Camisas Antigas, Colarinhos Novos; Diálogo Permanente; entre outros –, este é um veículo para acreditar que ser capaz de fazer aquilo a que se propõe é viciante e uma forma de felicidade.
Jornalista de formação, Leonor Poeiras apresenta, actualmente, os jornais diários dedicados à Quinta das Celebridades, na TVI.



Sem comentários: