Sofia Belixe

Sofia Inês Mourato Pizarro Correia Belixe nasceu na freguesia de São Francisco Xavier,  concelho de Lisboa, no dia 23 de Fevereiro de 1993. A partir dos seus 3 anos de idade frequentou o Externato Nossa Senhora da Apresentação, até ir para a Escola Básica 2,3 Egas Moniz no seu 5 º ano lectivo e posteriormente, para a Escola Secundária Stuart Carvalhais, ambas em Massamá, onde vive desde os seus 4 anos.

Na escolha entre a área de estudo a ingressar, nunca duvidou que as Ciências seriam o caminho, embora mantivesse uma estreita relação com a língua portuguesa e, desde o seu "confronto" com a obra Os Maias, também com a literatura portuguesa.

Termina o 12 º ano lectivo com sucesso, e opta por inscrever-se na mais conceituada escola de Fisioterapia do pais, acreditando que a mesma corresponderia melhor às suas expectativas, ambições e sonhos do que a própria Medicina, no que toca à componente humanitária, contacto directo com os utentes e prestação de cuidados de saúde. Não se arrependeu de todo e sente-se concretizada com o curso e com a faculdade que escolheu.

Dado isto,  frequentou a licenciatura em Fisioterapia, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, tendo terminado a mesma ainda este ano, iniciando a sua vida profissional no Mundo, que é e sempre foi a sua paixão: a saúde.

Paralelamente à paixão que tem por esta área científica e humanitária, desde cedo utilizou a escrita como refúgio, um espaço emocionalmente aberto e disponível para reflexão sentimental e de apuramento da consciencialização do Mundo à sua volta e por ela entendido, e das suas experiências emocionais mais intensas e desmedidas, como é esperado que sejam nestas tenras idades, em que a vida é em tudo dramática e fogosamente vivida.

  E é neste âmbito que chega a obra pioneira de Sofia Belixe, um romance, que a mesma caracteriza como "um sonho concretizado".

Sem comentários: