Novidades Literárias Abril 2018

Ensina-me a Voar sobre os Telhados

Título: Ensina-me a Voar sobre os Telhados
Autor:João Tordo
Editora:Companhia das Letras
Sinopse:1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa. Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide inaugurar uma reunião semanal para ajudar os colegas a superar o choque. Numa noite de Inverno, um misterioso desconhecido aparece no encontro. É japonês e chama-se Tsukuda. O seu estranho comportamento desperta no narrador um fascínio doentio. Ambos são perseguidos pelo passado, ambos desejam o impossível. Algures entre o sonho e a mais pura realidade, Ensina-me a voar sobre os telhados é um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se,é um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana. Um romance que é uma elegia à beleza imperfeita da vida.

O Que Perdemos

Título: O Que Perdemos
Autor: Zinzi Clemmons
Editora:Editora Minotauro
Sinopse:  Criada na Pensilvânia, Thandi vê o mundo da infância da sua mãe em Joanesburgo demasiado longínquo, mas ao mesmo tempo indelevelmente presente. Sente-se diferente onde quer que vá, no intervalo entre ser branca e negra, americana ou estrangeira. Tenta juntar todas estas peças da sua vida e, enquanto a sua mãe sucumbe ao cancro, Thandi procura por uma âncora: alguém, algo, para amar. Numa prosa perturbadora e fugaz, acompanhamos a vida de Thandi, desde a perda da mãe à habituação de viver num mundo sem a figura que moldou a sua existência, até às suas aventuras românticas e maternidade inesperada. Através de pequenas descrições, Clemmons cria um retrato fabuloso sobre a força de escolher viver depois de enfrentarmos uma grande perda.

Prometo Amar

Título: Prometo Amar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Desrotina
Sinopse: Promete que vais errar. Promete que vais cair. Promete que nunca serás o mesmo, exactamente o mesmo, de cada vez que a vida te passar à frente. Promete que vais arriscar, promete que vais sentir. Promete que vais mexer-te, todos os dias, como um louco, a caminho do que desejas, a caminho do que desesperadamente te faz dançar, saltar, rir – ou até chorar, penar. O importante da vida, parecendo uma redundância, é estar vivo. Todos o sabem, tu também o sabes. Então porque raios ainda estás parado a ler isto? Vá: mexe-te. Promete amar.

O Poder da Sensibilidade

Título: O Poder da Sensibilidade
Autor: Kathrin Sohst
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Sente-se perturbado pelo ambiente à sua volta durante uma festa? Prefere trabalhar sozinho e em silêncio absoluto? Incomodam-no os odores fortes? a cafeína e o álcool afetam-no mais que o normal? Evita ver filmes com cenas violentas? Tem tendência a desenvolver reações alérgicas? Se confirma tudo isto, é provável que seja altamente sensível. Uma pessoa com alta sensibilidade é alguém que possui um sistema neuros sensorial mais delicado e apurado que a maioria. Isto, em muitos casos, pode causar saturação sensorial, bloqueios, stresse e até dar origem a uma doença. Mas, se se costuma associar a sensibilidade extrema ao excesso de perfeccionismo e idealismo, à desconfiança e à sensação de vulnerabilidade, também é certo que ela está intimamente relacionada com a criatividade, a empatia e um elevado sentido de justiça, de compreensão e respeito pelos outros. Neste livro, a autora, com base na sua própria experiência, ajuda-nos a descobrir se fazemos parte desses 15 a 20% da sociedade que se pode qualificar como altamente sensível, através dos testes aqui incluídos. ao mesmo tempo, ajuda-nos a superar os problemas e limitações associados a esta condição de modo a saber tomar decisões vitais que transcendam a nossa zona de conforto e enfrentar a realidade tirando partido do que uma pessoa altamente sensível pode oferecer.

Por Trás dos Seus Olhos

Título: Por Trás dos Seus Olhos
Autor: Sarah Pinborough
Editora:Editorial Presença
Sinopse:  Louise Mãe solteira, fez do filho o seu mundo. Trabalha em part-time. Segue um quotidiano discreto e preso à rotina. Mas tudo muda quando numa rara saída à noite, conhece David num bar... não sabendo que se trata do seu novo chefe. Ambos sentem de imediato uma atração mútua. David É ainda jovem, bem-sucedido, encantador e dedicado à sua mulher. Louise nem consegue acreditar que um homem como David se sinta atraído por ela. e tudo se complica quando Louise conhece Adele, a mulher de David. Adele Bela, elegante, delicada. Perfeita em todos os aspetos. Um dia, conhece Louise, de quem se torna desde logo amiga. Fascinada por Adele e David - o casal ideal, aparentemente irrepreensível -, Louise acaba por se ir envolvendo na intrincada teia que é aquele casamento. E, a pouco e pouco, à medida que penetra cada vez mais nas suas vidas, começa a descobrir que há falhas entre eles... Será David realmente o homem que ela pensava conhecer bem? Será Adele tão frágil quanto aparenta? que segredos inquietantes e perigosos escondem eles? E até onde serão capazes de chegar para os esconder? Um thriller que se lê de um só fôlego, com um final surpreendentemente inesperado, e que reinventa com mestria o tradicional triângulo amoroso. Um bestseller internacional de excelente qualidade literária.

Sem comentários: