sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Enquanto Salazar Dormia

sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Confesso que, até há uns meses, nunca tinha lido nada de Domingos Amaral. 
Este blog e o facto de ultimamente dar prioridade a escritores portugueses fizeram com que o descobrisse e entrasse logo para o meu Top. 
Este livro é um romance histórico muito bom. Descreve o que foi Lisboa na altura da II Guerra, tudo isto contado por um ex-espião, 50 anos depois. 
Graças à escrita cinematográfica de Domingos Amaral, quase que conseguimos visualizar as cenas. Recomendo!
Podem ler a entrevista de Domingos Amaral ao Histórias Transmitidas aqui.



Ficha Técnica
Título - Enquanto Salazar Dormia
Autor - Domingos Amaral
Editora - Casa das Letras
ISBN - 9789724621746
Género - Romance Histórico
Sinopse - Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância. Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Histórias Transmitidas © 2014